OUÇA A RÁDIO

11 de setembro — Dia do Cerrado

O Cerrado é um pedaço de todos nós!

Redação Fatos & Notícias

O Cerrado é a savana mais rica em biodiversidade no mundo (Foto: Pinterest)

Hoje é o Dia do Cerrado, um dos biomas mais antigos e ricos do planeta. O Cerrado fica no coração do Brasil, conecta três países da América do Sul e funciona como um elo entre quatro dos cinco biomas brasileiros.
A região é a casa de mais de cinco mil espécies brasileiras, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. Além disso, abastece grandes reservatórios e bacias hidrográficas do País, sendo, por isso, chamado de “o berço das águas”.
Para manter o “Cerrado em pé”, o extrativismo vegetal sustentável é uma das principais alternativas. Além de garantir a conservação do bioma, é uma fonte de renda para as comunidades locais, favorecendo a permanência dos povos tradicionais na zona rural, freando a migração campo-cidade. E o mais importante: permite a conservação da biodiversidade do bioma e evita o desmatamento.

Vereda do rio Itaguari, no Parque Nacional Grande Sertão-Veredas (MG/BA) (Foto: WWF-Brasil/Bento Viana)

Toda essa riqueza é protegida por povos ancestrais, alguns que ocupam o Cerrado antes mesmo dos colonos pisarem no Brasil, e outros que passaram a viver ali no desenrolar da história pós-Colombiana. Mas essa preciosidade está sob ameaça. Só entre 2016 e 2017, o Cerrado perdeu o equivalente a mais de um milhão de campos de futebol, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Uma ameaça aos seus povos, sua cultura e sabedoria ancestral.

Clique no vídeo e conheça as histórias de pessoas que somam esforços para manter o “Cerrado em pé”, com o apoio do WWF-Brasil

Fonte: WWF-Brasil

Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Cordeiro Filho

Jornalista haroldojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Rafaela Rangel

Rafaela Rangel

Nutricionista CRN-ES 08100271-rafaelarangel. nutricionista@gmail.com
Jorge Pacheco

Jorge Pacheco

Advogado, Radialista e Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com

Sobre nós

Nossa missão é informar de maneira isenta e independente e ser referência, no Estado, em conteúdo focado na responsabilidade social e ambiental.

Contatos

  • Vitória - ES - Brasil
  • (27) 3070-2951
  • jornalfatosenoticias.es@gmail.com

Clima

booked.net

© Copyright 2019 - 2021 - Jornal Fatos & Notícias.