OUÇA A RÁDIO

Atividades de sobra no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE)

Hidroginástica, ioga e ginástica integram a programação do SOE

Redação Fatos & Notícias

Atividades físicas no SOE são oferecidas gratuitamente (Foto: André Sobral)

Durante o verão, a prática de exercícios físicos e esportes tende a ser mais frequente, já que muitas pessoas aproveitam o horário de verão ou estão de férias. A estação é uma boa oportunidade para usufruir das atividades oferecidas pelo Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
Atualmente, existem 15 módulos do SOE em Vitória, localizados na orla, nas praças, nos parques e em outros espaços públicos. Eles funcionam nos turnos matutino e noturno e contam com a orientação de profissionais de Educação Física.
Ginástica, alongamento, circuito, vôlei, hidroginástica, ioga, caminhada e dança estão entre as atividades ofertadas. Para saber onde acontecem as atividades e os horários clique aqui. Cerca de 800 pessoas utilizam o SOE na capital todos os dias.
“O SOE é um serviço pioneiro na saúde pública. Para participar, basta escolher um tipo de atividade, fazer a avaliação com nossos profissionais e iniciar uma das modalidades”, afirmou a coordenadora do SOE, Sabrina Albuquerque.

Aulas de hidroginástica (Foto: Eduardo Brinco)

SOE
O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em 1990. O serviço é considerado modelo pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e pelo Ministério da Saúde.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, participou da criação do SOE. “No dia 20 de janeiro de 1990, eu trabalhava como médico na PMV, voltando da especialização em Medicina Esportiva, e criamos o Serviço de Orientação ao Exercício, que virou referência da Federação Internacional de Medicina Esportiva e foi espalhado por todo o Brasil e por alguns países do mundo. Tive a oportunidade de lançar a ideia no Uruguai e em várias palestras no Brasil”.

"O SOE é um serviço pioneiro na saúde pública. Para participar, basta escolher um tipo de atividade, fazer a avaliação com nossos profissionais e iniciar uma das modalidades", afirmou a coordenadora do SOE, Sabrina Albuquerque

Saúde
Ele tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), por meio de ações de cuidado em saúde que promovam o aumento do nível de atividade física, a produção de modos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.
“O SOE é uma das mais importantes ferramentas para a promoção da saúde da população. As pessoas têm a chance de fazer exercícios ao ar livre e com orientação de profissionais de Educação Física. Um projeto que é modelo e cresce cada vez mais em Vitória”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Fonte: Ascom PMV

Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Cordeiro Filho

Jornalista haroldojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Rafaela Rangel

Rafaela Rangel

Nutricionista CRN-ES 08100271-rafaelarangel. nutricionista@gmail.com
Jorge Pacheco

Jorge Pacheco

Advogado, Radialista e Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com

Sobre nós

Nossa missão é informar de maneira isenta e independente e ser referência, no Estado, em conteúdo focado na responsabilidade social e ambiental.

Contatos

  • Vitória - ES - Brasil
  • (27) 3070-2951
  • jornalfatosenoticias.es@gmail.com

Clima

booked.net

© Copyright 2019 - 2021 - Jornal Fatos & Notícias.