OUÇA A RÁDIO

Bike Vitória é ampliado e três novas estações serão inauguradas

Sistema passará a ter 403 bikes compartilhadas

Redação Fatos & Notícias

Estações na praia de Camburi ganharão novas bicicletas até o fim do Carnaval (Foto: André Sobral)

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, anunciou nesta quinta-feira (28) que o Bike Vitória, sistema de bicicletas compartilhadas que é sucesso na capital, será ampliado a partir desta sexta (1º). Ele passará a contar com 403 bikes – 77 a mais que as 326 já disponíveis nas estações da cidade.
Além das estações já existentes ganharem reforço no número de bicicletas, três novas serão inauguradas: em Santa Lúcia (próximo ao Centro de Convenções); em Bento Ferreira (próximo ao edifício da Unimed) e em Maruípe, na praça de Eucalipto.
As bikes novas já começam a chegar às estações hoje e, até o fim do feriado, todas as novas estações estarão funcionando.
“Essa ampliação acontece devido ao sucesso do sistema Bike Vitória, que, desde sua implantação, em 2016, só aumenta o número de viagens realizadas e de usuários. É um sistema que deu muito certo e que é usado para o lazer, mas, principalmente, para as pessoas irem e voltarem do trabalho. E era isso que a gente queria quando decidiu implantar o Bike Vitória, promover a mobilidade urbana, sem poluir, com sustentabilidade”, disse Luciano.

É um sistema que deu muito certo e que é usado para o lazer, mas, principalmente, para as pessoas irem e voltarem do trabalho. E era isso que a gente queria quando decidiu implantar o Bike Vitória, promover a mobilidade urbana, sem poluir, com sustentabilidade

Viagens

Desde a implantação, já foram realizadas 746.725 viagens (sendo 736.439 nas bicicletas de adultos e 10.286 no bike kids).

Novas estações

Maruípe: Praça de Eucalipto, com 12 bicicletas
Santa Lúcia: próximo ao Centro de Convenções, com 12 bicicletas
Bento Ferreira: próximo ao prédio da Unimed, com oito bicicletas

Novas bikes

Praia de Camburi (SOE 2): 12 para 28 bicicletas (SOE)
Praia de Camburi (Atlântica Parque): 12 para 24 bicicletas
Ponte de Camburi: 12 para 28
Praia de Camburi (SOE 1): 12 para 28
Praia de Camburi (Clube dos Oficiais): 12 para 20
Praça do Papa: 12 para 16
Praça dos Desejos: 12 para 20
Praça dos Namorados: 12 para 20
Porto de Vitória: 12 para 32

As pessoas usam para o lazer, para trabalhar, para passeios em família e com as crianças

Parcerias

A implantação do Bike Vitória na capital aconteceu por meio de uma cooperação público-privada. Segundo Luciano, o custo para o município com o sistema é zero. “Essa é uma parceria em que o poder público, aqui a Prefeitura de Vitória, facilita a implantação de ações como essa, porém sem a necessidade de investir recursos públicos”.
Para Nailson Dalla Bernardina, diretor-executivo do Sicoob Espírito Santo, empresa parceira do projeto, a ampliação é mais um passo para os projetos de mobilidade em Vitória.
“A gente percebe o desejo da população de novas bicicletas pelo uso contínuo e pelo aumento mês após mês de usuários cadastrados. O Sicoob dá a sua parcela de contribuição para a ampliação do sistema e vai continuar ajudando na mobilidade da cidade”, explicou.

Lazer

Além de promover a mobilidade, o Bike Vitória também proporciona momentos de lazer que auxiliam na qualidade de vida. “A gente cuida com muito carinho desse projeto porque ele não é apenas um serviço de mobilidade urbana, é um serviço que também auxilia na qualidade de vida. As pessoas usam para o lazer, para trabalhar, para passeios em família e com as crianças”, avalia Carolina Castro, gerente de Marketing da Unimed Vitória, outra empresa parceira do Bike Vitória.

Mais patinetes

Israel Araújo, diretor comercial da Sertel, empresa que administra o sistema, disse que Vitória, ao lado de Santos, é a cidade com o maior número de viagens proporcional ao número de bicicletas. A empresa atua ainda em Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília. E ele anunciou mais uma novidade: “Já estamos em fase de estudos para a implantação de patinetes elétricos na cidade”, revelou Israel.

Fonte: PMV

Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Cordeiro Filho

Jornalista haroldojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Rafaela Rangel

Rafaela Rangel

Nutricionista CRN-ES 08100271-rafaelarangel. nutricionista@gmail.com
Jorge Pacheco

Jorge Pacheco

Advogado, Radialista e Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com

Sobre nós

Nossa missão é informar de maneira isenta e independente e ser referência, no Estado, em conteúdo focado na responsabilidade social e ambiental.

Contatos

  • Vitória - ES - Brasil
  • (27) 3070-2951
  • jornalfatosenoticias.es@gmail.com

Clima

booked.net

© Copyright 2019 - 2021 - Jornal Fatos & Notícias.