OUÇA A RÁDIO

Dia Mundial da Criança

Vocês sabiam que 20 de novembro é o Dia Mundial da Criança, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU)?

Redação Fatos & Notícias 

Texto: Ana Lucia Bernardo Cordeiro 

Ciranda, brincadeira de criança (Foto: Blog Planeta Pequeno Príncipe)

Olá pessoal,

Vocês sabiam que 20 de novembro é o Dia Mundial da Criança, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU)?
O dia das crianças é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças, cujo dia afetivo varia de acordo com o país.
Países como Angola, Portugal e Moçambique, por exemplo, adotam o dia 1º de junho. No Brasil, a data é celebrada no dia 12 de outubro.
Em 1925, foi proclamado em Genebra o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1º de junho em vários países.
A ONU reconhece o dia 20 de novembro por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.
No Brasil, em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou a ideia do Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Em 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que “fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País”, e que criava uma nova data de comemoração, conforme o Artigo 17 do Capítulo VI: “Será comemorado em todo o País, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência”.
O fato é que, por alguma razão, a data de 25 de março ficou apenas “no papel”. Somente em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data de 12 de outubro passou a integrar o calendário das festas comerciais. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção, e fizeram ressurgir o antigo decreto de 1924. A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes para a felicidade do comércio e a tristeza de quem não pode acompanhar o consumo desenfreado.
Um excelente Dia das Crianças para que nunca deixaram morrer a criança de existe dentro de cada um de nós!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_Crianças

Jogo cabo de guerra (Foto: Blog Planeta Pequeno Príncipe)

Ana Lucia Bernardo Cordeiro
Professora

Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Cordeiro Filho

Jornalista haroldojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Rafaela Rangel

Rafaela Rangel

Nutricionista CRN-ES 08100271-rafaelarangel. nutricionista@gmail.com
Jorge Pacheco

Jorge Pacheco

Advogado, Radialista e Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com

Sobre nós

Nossa missão é informar de maneira isenta e independente e ser referência, no Estado, em conteúdo focado na responsabilidade social e ambiental.

Contatos

  • Vitória - ES - Brasil
  • (27) 3070-2951
  • jornalfatosenoticias.es@gmail.com

Clima

booked.net

© Copyright 2019 - 2021 - Jornal Fatos & Notícias.

Fabrício de Queiroz, motorista de Flávio Bolsonaro movimentou 1,2 milhão de reais. Muito suspeito, não?

Redação Fatos & Notícias