OUÇA A RÁDIO

Ele é o “cara” da corrida de aventura

Entrevista com Fábio Gonçalves Vargas. No texto abaixo você confere o que ele diz sobre a modalidade e dicas para quem quer começar a praticá-la

Redação Fatos & Notícias 

Texto: Laércio Fraga “Lau”

(Foto: Divulgação)

Fatos & Notícias – Conte-nos sobre o seu começo na corrida de aventura e quais os seus projetos à frente da organização de eventos aqui no Estado

Fábio – As primeiras provas de corrida de aventura que surgiram no Espírito Santo foram realizadas em 2004, onde participei como atleta. Dois anos depois estávamos fundando a primeira Federação do referido desporto no Brasil, a “Federação Capixaba de Corrida de Aventura” (FCCA). Atuamos na organização e realização do “Campeonato Capixaba de Corrida de Aventura” desde o primeiro ano de sua fundação em janeiro de 2006, tendo realizado competições (etapas) desde então. Foram realizados também três eventos nacionais: final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura em 2012, 2013 e 2014, e um evento internacional “Copa América de Corrida de Aventura” em 2014. A FCCA é filiada-fundadora da Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA), que foi fundada em 2012, com sede em Vitória/ES, na qual fui eleito como seu primeiro presidente e permaneci por seis anos (2012-2017).
Este ano, a FCCA lançou o evento anual “Taça Brasil de Corrida de Aventura”, com chancela da CBCA, que será realizado em 15 de dezembro próximo, no município de Marataízes/ES, arena próxima ao “Camping do Siri”.

F&N – O que vem a ser a corrida de aventura e o que é necessário para começar a praticá-la?

Fábio – O desporto “corrida de aventura” é um esporte que envolve diversas modalidades esportivas tendo como obrigatórias o mountain bike, a canoagem e o trekking/running, em qualquer ordem e repetição de modalidade, com orientação por carta topográfica (mapa e bússola), podendo ainda incluir provas especiais como rapel, tirolesa, arvorismo, natação, raffting, escalada, cavalgada, travessias de rios, costeiras e outras.
Para começar, é necessário apenas ter uma bicicleta MTB, um capacete MTB e um par de luvas. Recomendamos que tenham uma mochila pequena ou camelback para hidratação e um colete salva-vidas. Nas provas, e para a modalidade de canoagem, a organização fornece o caiaque com os remos, e também coletes salva-vidas. Para as provas especiais de vertical, como rapel, os equipamentos homologados também são fornecidos pela organização. No mais é ter um pouco de treino, preparo físico e disposição para praticar o esporte curtindo a natureza!

F&N – Quais são as entidades que representam o esporte aqui no Estado e também no Brasil?

Fábio – No Estado, Federação Capixaba de Corrida de Aventura. No País, Confederação Brasileira de Corrida de Aventura.

F&N – Quais os principais eventos que acontecem aqui no Espírito Santo e quantos praticantes há atualmente participando dessas competições?

Fábio – Atualmente, somente as etapas do “Campeonato Capixaba de Corrida de Aventura, hoje, temos somente cerca de 40 atletas na ativa, participando das etapas do campeonato estadual.

F&N – Estamos próximos do final do Circuito de Corrida de Aventura aqui no Estado. O que podemos esperar dessa última etapa e a expectativa do evento nacional que será disputado simultaneamente ao estadual?

Fábio – Normalmente as provas das etapas do Campeonato Capixaba de Corrida de Aventura são mais curtas e leves, e variam de 30 km a 60 km, de acordo com a dificuldade (altimetria) do percurso. Mas, nesta última etapa 2019, em Marataízes/ES, teremos a “Taça Brasil de Corrida de Aventura 2019”, em conjunto com a última etapa do estadual 2019 FCCA de Corrida de Aventura, que será uma prova especial de aproximadamente 93 km no total, com praia, rio, pontes, plantações, planícies, estrada de chão, vilarejos, enfim uma prova especial com local da arena (largada e chegada) próximo ao Camping do Siri, em Marataízes, nos dias 14 a 15 de dezembro de 2019. O percurso da corrida de 93 km, tem estimativa de duração de 8 a 9 horas ininterruptas de competição onde os atletas praticam as modalidades de mountain bike (32K+38k=70km em trechos distintos), corrida a pé (11K) e canoagem (12K) no rio Itapemirim, com orientação por carta topográfica, colorida em lona, que os atletas recebem da organização, sem precisar de equipe de apoio em movimento (durante o percurso). A prova terá dois pontos de hidratação e frutas, além da arena de chegada.
As equipes poderão se inscrever nas categorias de “Quarteto Misto”, “Dupla Mista”, “Dupla Masculina” e “Solo Masculino”, sendo que todos os atletas da equipe deverão praticar todas as modalidades e sempre andar juntos tendo os itens de segurança e primeiros socorros durante todo o percurso da prova. Não há necessidade de carro de apoio.
Durante a prova, a organização fará o transporte das caixas de reabastecimento de suprimentos e equipamentos dos atletas para as áreas de transições pré-determinadas no Race-Book (Impresso com orientações mais detalhadas de apoio à Carta Topográfica).
A FCCA aguarda atletas de outros estados, como Rio de janeiro e Minas Gerais, e com isso promover o intercâmbio, visando dar mais experiência aos atletas em provas mais disputadas e longas, contribuindo para a melhoria do nível e performance (rendimento) dos atletas.
Teremos prova de “Trail Run” com 10 km e “MTB” 25 km e 45 km, em parceria com a organização “INSANITY MOUNTAIN”, que também estará realizando sua última etapa 2019 em conjunto com o evento da FCCA.
Com isso qualquer um pode participar do evento, com as provas mais curtas só de bicicleta e só de corrida de rua. A FCCA espera, por ser uma prova de encerramento de calendário do ano, e em um lugar paradisíaco e de belas praias, realizar uma grande confraternização a nível nacional.

F&N – Deixe um recado para os amantes das Corrida de Aventuras

Fábio – Quem experimenta, se apaixona por este desporto, que não é nada monótono, não é repetitivo, cada prova é única e exclusiva, é desafiante e revigorante, pois traz uma autoestima e autoconfiança incrível para o participante, mesmo que no início ele não consiga concluir a prova, pois só de participar e curtir o percurso próximo a natureza, vale todo o esforço.

Quer saber mais? Acesse: www.fcca.org.br

Laercio Fraga “Lau”
fracaodesegundo@gmail.com

(Foto: Divulgação)

Laércio Fraga Barros
Professor, formado em Arte e Educação Física e trabalha nas prefeituras de Serra e Cariacica

Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Cordeiro Filho

Jornalista haroldojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Rafaela Rangel

Rafaela Rangel

Nutricionista CRN-ES 08100271-rafaelarangel. nutricionista@gmail.com
Jorge Pacheco

Jorge Pacheco

Advogado, Radialista e Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com

Sobre nós

Nossa missão é informar de maneira isenta e independente e ser referência, no Estado, em conteúdo focado na responsabilidade social e ambiental.

Contatos

  • Vitória - ES - Brasil
  • (27) 3070-2951
  • jornalfatosenoticias.es@gmail.com

Clima

booked.net

© Copyright 2019 - 2021 - Jornal Fatos & Notícias.

Fabrício de Queiroz, motorista de Flávio Bolsonaro movimentou 1,2 milhão de reais. Muito suspeito, não?

Redação Fatos & Notícias