Tecnologia & Inovação

Brasil ganha centro avançado de pesquisas sobre controle biológico

Iniciativa vai investir 40 milhões em pesquisa para agricultura mais sustentável

Um centro de pesquisa dedicado aos estudos de controle biológico foi lançado no Brasil. Batizado de SPARCBio (sigla para São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) é sediado na USP, em Piracicaba (SP), e deve receber R$ 40 milhões nos próximos anos. Controle biológico é uma forma de combater pragas e doenças utilizando seus inimigos naturais, como fungos, insetos ou outros predadores. Estes organismos não deixam resíduos no meio ambiente e contribuem para um controle racional e mais sustentável das pragas agrícolas.
Os investimentos serão feitos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do programa Centros de Pesquisa em Engenharia, e pela Koppert Biological Systems, e terão como contrapartida recursos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP para infraestrutura de pesquisa e custos de pessoal.
A proposta é desenvolver um novo modelo de manejo de controle de pragas e doenças para a agricultura em regiões tropicais. O centro terá como meta a transferência de conhecimento para a empresa e para a sociedade e prevê a interação com o sistema educacional, incluindo os níveis fundamental e médio, durante o desenvolvimento dos estudos.
O diretor do SPARCBio, professor José Roberto Postali Parra, ressalta a importância da difusão de conhecimento que será feita pelo centro. “O projeto tem como um dos desafios a mudança de cultura dos produtores rurais brasileiros em relação à competitividade e reprodutibilidade das tecnologias de controle biológico, na comparação com os agroquímicos. Essa quebra de paradigma só será viável com educação e difusão do conhecimento que resultem em maior aceitação dos biológicos. A proposta é desenvolver pesquisas de alto nível, atender o agricultor e desenvolver um modelo global de controle biológico para a agricultura de regiões tropicais”.
O centro é sediado no Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, mas integra outras universidades e instituições no Brasil e exterior. Há parcerias com instituições brasileiras como Unesp, UFSCar, UFV e Embrapa. No exterior, participam pesquisadores de instituições como University of Minnesota e University of California, ambas dos Estados Unidos, Institut National de la Recherche Agronomique/INRA (França) e University of Copenhagen (Dinamarca).
Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, a instalação do SPARCBio na Esalq consolida uma das missões da Universidade, a de promover conhecimento e recursos para o desenvolvimento do país. “Essa parceria envolvendo agentes públicos e privados amplia o desenvolvimento da ciência aplicada em prol de uma agricultura eficiente e atende às demandas dos mercados nacional e internacional”.
Segundo o vice-presidente da Fapesp, Ronaldo Aloise Pilli, este é o 13º Centro de Pesquisa e Engenharia criado pela fundação. “A Fapesp vem empreendendo esforços para promover a participação dos setores acadêmico e empresarial na transferência de conhecimento para a sociedade.” O diretor industrial da Koppert, Danilo Pedrazzoli, destaca que a parceria para a criação do novo centro de pesquisa trará benefícios a todos os envolvidos. “A Universidade ganha com royalties, o governo, com impostos de produtos que vierem a ser desenvolvidos e a empresa, com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Vamos deixar de ser replicadores de tecnologia para sermos geradores e disseminadores”, afirmou.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish