OUÇA A RÁDIO

Vitória recebe Mostra de Dança Contemporânea na Maturidade

O DançIdade é composto por artistas profissionais que seguem em suas carreiras mesmo depois da chegada da maturidade

Redação Fatos & Notícias

Bill Evans e Don Halquist dançando (Foto: Jim Dusen)

Vitória sediará uma mostra de dança contemporânea com participação dos ícones da dança americanos Bill Evans (USA), Don Halquist (USA) e da carioca Sueli Guerra.
O palco do Palácio da Cultura Sônia Cabral, localizado na Cidade Alta – Centro, foi o escolhido para celebrar, entre os dias 28 e 30 deste mês, às 19 horas, um encontro que promete ser emocionante, e se diferencia dos demais por ser composto, em sua totalidade, por bailarinos e coreógrafos com idade igual ou superior a 50 anos.
O evento intitulado DançIdade não se define como um festival, mas como um Encontro de Dança Contemporânea composto por artistas profissionais que seguem em suas carreiras mesmo depois da chegada da maturidade. Os espectadores que optarem por adquirir ingressos antecipados contarão, não somente com a garantia dos seus acentos na plateia, que comporta 150 pessoas, mas, também, com desconto no valor da entrada.
As criadoras e organizadoras da Mostra de Dança Contemporânea na Maturidade – DançIdade, que é a primeira da categoria a se realizar no Estado do Espírito Santo, são capixabas e acreditam que este projeto inovador abrirá caminho para vários outros artistas retornarem à prática da dança contemporânea e que o evento tem potencial para agradar todas as idades. Elas integram o Projeto EluzArtes que, há 10 anos, atua como a única companhia profissional capixaba constituída por artistas de faixa etária que vai dos 50 aos 70 anos. O EluzArtes já se apresentou vastamente e ministrou oficinas e palestras no Espírito Santo, em outros estados do Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.
Também se apresentarão no palco do Palácio, durante a mostra, desempenhando mais de um papel no espetáculo, as criadoras: Eluza Santos (direção-geral e intérprete), Maria Helena Braga (direção artística e intérprete) e Lalau Martins (produção-executiva e intérprete).

Lalau Martins, Maria Helena Braga e Eluza Santos – Projeto EluzArtes (Foto: Atilafoto)

O projeto

O DancIdade tem por objetivo inserir pessoas da maturidade no circuito de apresentações abertas ao público, valorizando-as como profissionais de talentos, ativos e produtivos, que ainda têm muito a contribuir para o cenário artístico; oportunizar a inclusão na área artística, pois a dança na maturidade faz com que se rompam barreiras como as das regras formais ditadas pela mídia quanto como as dos modelos imitativos da dança e com os processos de ensino-aprendizagem repetitivos e restritivos.
Cabe-lhe inovar com criatividade, sabedoria e competência, deixando de ser apenas uma apresentação de dança e se consolidando como uma dança em que cada corpo tem o direito de escrever a sua própria história.
A dança na contemporaneidade vem permitindo cada vez mais a convivência de corpos diversos, enfraquecendo arraigadas imposições culturais aos atributos necessários a este corpo, quer seja jovem ou maduro, do tipo perfeito ou imperfeito, belo ou grotesco, hábil ou deficiente, etc.

Cartaz do evento (Foto: Divulgação)

Participantes

Entre os artistas se destacam os americanos Bill Evans e Don Halquist, as capixabas Eluza Santos, Maria Helena Braga, a carioca Sueli Guerra e vários artistas locais: Gil Mendes, Elídio Neto, Carla Van Den Bergen Grupo Plural (Cachoeiro do Itapemirim/ES).

Programação

Em todos os dias serão apresentados espetáculos diferentes e, logo após, um bate-papo sobre as propostas coreográficas apresentadas. A programação conta ainda com workshops de integração dos fundamentos corporais de Laban/Bartenieff e dança, ministrado pelos americanos Bill Evans e Don Halquist, onde apresentarão sua abordagem aos fundamentos do movimento desenvolvimentista, que eles chamam de Evans Somatic Dance, na Escola de Ballet Cridança, unidade Jardim da Penha.

Serviço

Evento: DançIdade – Mostra Contemporânea de Dança na Maturidade.
Data: 28,29 e 30 de junho de 2019.
Hora/local: 19h30 – Espetáculos seguidos de bate-papo – Palácio da Cultura Sônia Cabral;
9h30 às 11h30 – Workshops – Escola de Ballet CriDança Jardim da Penha.
Convidados internacionais ministrantes dos workshops: Bill Evans e Don Halquist – U.S.A.
Classificação: 10 anos.
Informações: 27 996014220

Texto: Júlio Barros

Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Cordeiro Filho

Jornalista haroldojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Rafaela Rangel

Rafaela Rangel

Nutricionista CRN-ES 08100271-rafaelarangel. nutricionista@gmail.com
Jorge Pacheco

Jorge Pacheco

Advogado, Radialista e Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com

Sobre nós

Nossa missão é informar de maneira isenta e independente e ser referência, no Estado, em conteúdo focado na responsabilidade social e ambiental.

Contatos

  • Vitória - ES - Brasil
  • (27) 3070-2951
  • jornalfatosenoticias.es@gmail.com

Clima

booked.net

© Copyright 2019 - 2021 - Jornal Fatos & Notícias.