Comportamento

Frases positivas e efeitos reais

Já ouviu falar sobre frases de afirmação? Provavelmente você também já falou na frente do espelho: Eu sou lindo(a), forte e feliz! É maravilhoso imaginar que simplesmente repetir algumas frases pode mudar nosso estado mental ou emocional, não é?
Porém, as pessoas utilizam essa ferramenta de forma simplória e superficial. E, justamente por esse motivo, o problema continua existindo, ou passa apenas momentaneamente. O que é preciso entender, é que nossa mente tem uma forma muito legítima e coerente de funcionar. Ou seja, não adianta uma pessoa com depressão ficar repetindo para si mesma que é feliz. Ou ainda, uma pessoa com baixa autoestima e se acha feia, ficar dizendo que é linda.
Isso porque dentro da mente das pessoas, existe uma crença preestabelecida sobre si mesmas e sobre a vida. E o cérebro morre de rir de você quando repete essas frases, dizendo ‘há! isso é mentira!’. Não dá para enganar sua mente, nem tentar tapeá-la com a repetição dessas frases. Ela sabe o que você sente e pensa, de verdade.
Essa ferramenta pode ser muito útil e até poderosa, se aliada a um processo terapêutico eficaz. Sozinha, muito dificilmente trará resultados significativos. A mente leva anos para estabelecer as crenças e padrões emocionais que são a direção no mapa, que ela vai seguir durante a vida. O cérebro é preguiçoso, ele precisa economizar energia da máquina corpo e, por esse motivo, sintetiza, em nossa memória, essas crenças e reações espontâneas que tem perante as experiências na vida. Dessa forma, é como se ele já tivesse um script formado desde a nossa juventude. A forma que nos enxergamos, como imaginamos que as pessoas nos enxergam, como imaginamos que o mundo nos trata e a forma que reagimos a ele.
Esse script guia nossos pensamentos, emoções, reações, escolhas, julgamentos… e é por isso que apenas repetir frases de afirmação pode não surtir efeito algum. É preciso ir mais a fundo nisso. Encontrar a origem do problema, a emoção que nos afeta e causa transtorno, a necessidade de ainda carregar aquela dor. Não só identificar isso, mas, sim, tratar com eficácia essa demanda apresentada.
Nossos desejos e nossos pensamentos precisam estar em congruência. Não basta somente desejar ser diferente, mas acreditar realmente que é capaz de ser. E isso vai ser possível com a mudança de mentalidade. Pensar diferente, sentir-se diferente e agir diferente.

(Foto: Freepik/Kjpargeter)

Isso é possível com a reeducação mental, a base do processo da hipnoterapia. Que é identificar a origem da emoção que gera transtorno, o motivo de ela existir e ainda fazer parte da vida do cliente, compreender o motivo de ele ainda ter a necessidade de apresentar essa dor e tratar essa emoção, na raiz da sua existência, restabelecendo, assim, o fluxo do amor próprio através da reeducação mental.
Ou seja, ensinamos o cérebro a trabalhar de outra maneira, fazendo novas sinapses neurais e mudando o comportamento. Aí sim, os pensamentos e imaginação dessa pessoa estarão povoados de sensações boas e limpos daquelas dores e rótulos destrutivos que existiam ali anteriormente.
Agora sim! As frases afirmativas serão um reforço das novas crenças que passarão a fazer parte da realidade da pessoa. Elas vão fortalecer o amor próprio que já existe ali. É importantíssimo olhar com veemência para nossa saúde mental, afim de melhorar nossa qualidade de vida, oferecer o amor mais puro a nós mesmos e aos que nos rodeiam, e nos proporcionar felicidade genuína!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish