Esportes

Frescobol agitou espaço de esportes em Jacaraípe, na Serra

Circuito AFRES de Frescobol, rolou no Espaço 10, em Jacaraípe — Serra/ES, no último final de semana

Sucesso! Esta é a palavra que resume a 1ª etapa do Circuito AFRES de Frescobol, que rolou no Espaço 10, em Jacaraípe — Serra/ES, no último final de semana (25/26). O público compareceu e mais de 70 atletas, de vários municípios do Estado e do Rio de Janeiro, mostraram técnica e muita garra nas várias categorias em disputa. Uma das grandes novidades da etapa foi a aferição digital feita por radar que ficou a cargo da Alpha Frescobol (RJ). Com a sua implantação, o julgamento tornou-se menos subjetivo, agilizou e ampliou todas as informações (scouting) acerca de cada apresentação.
“Menina dos olhos” da AFRES, a categoria iniciante contou com poucas duplas dessa vez, mas nada que tenha comprometido o propósito de manter a categoria em todo o circuito. A dupla Andréa Tassis e Nonato, que disputou o evento, se encontra hoje iniciando o nível intermediário e mostrou muito controle de bola e improviso, conseguindo, assim, o primeiro lugar. Categoria estreante no circuito, a Masters (60 anos), carinhosamente chamada de Dinossauro, foi a mais prestigiada e eles não deixaram a peteca cair. Foram belas apresentações e quem achou que o radar fosse intimidá-los se enganou completamente. A bolinha foi simplesmente “espancada”. Hélio e Renato conquistaram a etapa e, de quebra, escreveram os seus nomes na história da categoria que estreou este ano aqui no Estado.

Masculina A — Gustavo e Felipe (Foto: AFRES/Divulgação)

A Masculina B sempre foi muito equilibrada e com novas duplas recém-formadas, a projeção era de que isso novamente acontecesse…mas não. Uma dupla em especial deixou todas as outras a ver poeira. Léo e Martinelli, locais de Vila Velha, mostraram e provaram por A mais B que treino, comprometimento e estratégia fazem realmente a diferença. Nos torneios relâmpagos, promovidos por Heitor Virgílio, que precederam esta etapa, eles já tinham desbancado várias duplas com mais experiência em eventos competitivos e todos já esperavam um grande resultado e foi o que realmente aconteceu. Eles foram irretocáveis tanto no primeiro como no segundo dia do evento, tornando-se campeões.
Na categoria feminina na arena tivemos como grande destaque a participação das “novas capixabas” Silvinha e Camila Sayure. Ter duas atletas renomadas e conhecidas no mundo do nosso esporte disputando uma etapa local foi uma grande realização para a nossa associação. Dentre os benefícios que isso pode acarretar podemos citar a melhoria da qualidade dos atletas daqui do ES; o importante e necessário intercâmbio e, também, o nosso circuito se torna uma vitrine, por contar com atletas de ponta do frescobol mundial. Elas toparam participar da etapa, jogaram o que sabiam, tornando difícil a missão para as outras adversárias. E não deu outra. Elas acabaram vencendo a etapa.

Gabriel e Fernanda, da Categoria Mista (Foto: AFRES/Divulgação)

Na categoria Mista as duas também deram show contando, claro, com a parceria dos excelentes atletas Felipe Resenha e Célio Baiacú. Como só uma dupla ocuparia o lugar mais alto do pódio, Camila Sayure se deu melhor. Ela e Felipe fizeram uma grande apresentação e faturaram a etapa.
Na categoria A, algumas duplas eram candidatas ao título e dentre elas Gustavo e Felipe. Correndo por fora vinham Roberto/Célio e Anderson/Heitor. Depois de dois dias de disputas acirradas, uma dupla veio para se colocar entre as melhores da categoria. Jackson de Guaxindiba (RJ) e Celso de Vitória jogaram muito e conseguiram o segundo lugar, mostrando, apesar de não terem treinado, um bom entrosamento. Os campeões da etapa foram Gustavo e Felipe Resenha que aliaram o jogo eficiente que pedia a regra (FrescogoRadar) com jogadas plásticas e técnica apurada.
Agora a expectativa é para o evento de dezembro, em Camburi (Vitória), que definirá os campeões estaduais de 2021.

Pódio Iniciante Intermediário (Foto: AFRES/Divulgação)

A etapa contou com o apoio de: Prefeitura Municipal da Serra, Serpa Marcenaria, Cristal Graffiti, HBS, MultiShow (Jacaraípe), Resenha Beach Club, Mela Melão, Celestinas, Raquetes Crypton, Prenda Multishop (Jacaraípe), Negócios Contabilidade e Raquetes Arroz.
Realização: AFRES — Associação de Frescobol do Espírito Santo

Laércio Fraga

Laércio Fraga

Professor de Educação Física.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish