Geral

Mágoa

Olá pessoal,

A mágoa é um dos sentimentos que mais prejudica um relacionamento. A palavra tem origem no latim macula e significa um sentimento de desgosto, pesar, tristeza, ressentimento. Todos estes desconfortos emocionais geram mal-estar na vida dos dois.
É comum haver desgaste numa relação, já que cada ser humano é único e traz consigo uma grande bagagem de memórias que compõem a sua personalidade. Mas, a partir do momento que esse desgaste não é resolvido, há o acúmulo de sentimentos que, por sua vez, gera a mágoa, tornando om relacionamento um fardo a ser carregado.
Relacionamento é diálogo, a partir do momento em que duas pessoas decidiram ficar juntas, ambas devem dialogar sempre que possível. A conversa serve para resolver as pendências e tornar a relação algo prazeroso. Muitos casais, tanto de namorados quanto de marido e mulher ou homoafetivo, deixam o relacionamento virar rotina e, apesar de conviverem diariamente, não conversam e/ou resolvem o que precisa.
O fato do ser humano possuir particularidades influencia fortemente para o bem-estar de uma relação.
Os comportamentos que não são benéficos para o casal devem ser discutidos, tudo com o intuito de melhorar a convivência.
Outro fator que influencia é a questão de valores. Diversos casais não têm consciência dos seus próprios valores e, muito menos, os do parceiro(a). E, se você não sabe o que é importante para si próprio ou o seu parceiro, prepare-se para a dor, pois será um jogo de tentativas e erros constantes que, por sua vez, também gera o sentimento de mágoa, pois ambas as partes sentem que estão tendo seus valores suprimidos. Novamente entra em cena o diálogo.
Outro ponto importante é a questão do perdão. Muitos perdoam superficialmente e, inconscientemente, acabam alimentando a mágoa gerada pelo parceiro(a). Perdoar significa se desprender, ou seja, questões do passado devem ficar lá. Se já aconteceu o que podemos fazer é aprender com o erro e isso significa que perdoar verdadeiramente é algo fabuloso. A carga negativa, relacionada ao acontecimento, se neutraliza por completo.
Perdão e diálogo são as chaves para eliminar a mágoa. Reserve um momento da semana ou do mês para conversarem e objetivem sempre o melhor para a relação. Se todos os casais tivessem essa consciência, certamente muitos deles não teriam que se desgastar no processo de separação.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish