OUÇA A RÁDIO

Visão sistêmica da aprendizagem de Marianne Franke

A visão sistêmica, desenvolvida na educação por Marianne Franke, oferece soluções surpreendentes para os problemas entre alunos, pais e professores, bem como para a aprendizagem

Redação Fatos & Notícias 

Texto: Maria da Graça Lima Reis

As escolas construtivistas têm como objetivo remodelar a realidade (Foto: Reprodução internet)

A visão sistêmica, desenvolvida na educação por Marianne Franke, oferece soluções surpreendentes para os problemas entre alunos, pais e professores, bem como para a aprendizagem, pois é um guia prático, que leva ao bom êxito todas as situações difíceis na vida cotidiana da criança na escola, e na relação com pais e professores.
É uma nova maneira de olhar a dificuldade da criança, que provoca alegria e bem-estar, favorecendo a aprendizagem, pois transforma completamente sua maneira de olhar o lar e a escola, que ajuda na sua independência e entusiasmo, e leva à descoberta de novas ideias e soluções para suas dificuldades. Isso envolve a imaginação e a reorganização de sua convivência social na escola.
O pai de Marianne Franke foi diretor de escola na Alemanha, o que lhe deu a oportunidade de efetuar mudanças na essência da escola em todas as atividades e aulas regulares, bem como nas matérias consideradas secundárias, como artísticas e esportivas.
Com sua experiência, ela verificou que a visão de seu campo de trabalho estava limitada por suas obstruções particulares e pessoais, o que lhe fez procurar cursos de treinamento e psicoterapia, quando conheceu Bert Hellinger, que estava desenvolvendo um tipo especial de terapia familiar, o que lhe deu oportunidade de transferir para a escola o seu saber.
Com isso, as crianças puderam experimentar as Ordens do Amor na família, o que lhes transformou. Em seus estudos, verificou-se que estamos entrelaçados aos destinos de nosso grupo familiar de forma profunda, e dessa maneira a pessoa vive sua vida emaranhada em seu destino. Entretanto, se respeitar o lugar dos pais e irmãos, ela encontra o seu lugar apropriado na família, o que se alcança na Constelação Familiar, com uma mudança de atitude de efeito curador e duradouro.
Reconhecendo a força do destino, e respeitando a família do jeito que é fica unido dentro da criança seu pai e sua mãe, que passa a olhar para seus pais com amor e sem nenhum julgamento e, olhando para sua realidade ela se alegra, liberando o fluxo do amor, e se sente respeitada.
As escolas construtivistas têm como objetivo remodelar a realidade, acreditando que a pessoa se emancipa de sua família, quando se torna independente, porém, na visão de Bert Hellinger, as coisas devem acontecer em um nível diferente, pois a criança necessita ter mais inserção e lealdade às suas famílias, para se tornarem mais frutíferas, pois a vida dela começa aí.
Isso acontece, quando o professor abre seu coração para a família da criança, aceitando-a do jeito que ela se apresenta, permitindo uma presença invisível da mesma dentro da sala de aula. Com esse trabalho a criança consegue se mostrar mais comprometida com a sua família e suas dinâmicas, para suportar melhor suas inseguranças dentro da sala de aula.
Tudo fomenta seu desenvolvimento e disposição para aprender, com o reconhecimento de seu destino tal como ele se apresenta. Para isso acontecer, é preciso renunciar a necessidade de ajudar a criança a sobrepujar as limitações de sua família de origem, respeitando isso.

Maria da Graça Lima Reis
Psicóloga Clinica – CRP 16-30
Terapeuta Sistêmica em Constelação Familiar, Organizacional e Jurídica
Prática de Análise Transacional, Análise Bioenergética, Meditação e Yoga
Assistente de Serviços Filantrópicos

Haroldo Cordeiro Filho

Haroldo Cordeiro Filho

Jornalista haroldojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com
Rafaela Rangel

Rafaela Rangel

Nutricionista CRN-ES 08100271-rafaelarangel. nutricionista@gmail.com
Jorge Pacheco

Jorge Pacheco

Advogado, Radialista e Jornalista redacaojornalfatosenoticias .es@gmail.com

Sobre nós

Nossa missão é informar de maneira isenta e independente e ser referência, no Estado, em conteúdo focado na responsabilidade social e ambiental.

Contatos

  • Vitória - ES - Brasil
  • (27) 3070-2951
  • jornalfatosenoticias.es@gmail.com

Clima

booked.net

© Copyright 2019 - 2021 - Jornal Fatos & Notícias.

Fabrício de Queiroz, motorista de Flávio Bolsonaro movimentou 1,2 milhão de reais. Muito suspeito, não?

Redação Fatos & Notícias