Tecnologia & Inovação

Este incrível gerador de energia marítimo superou expectativas em testes

A produção de energia elétrica limpa a partir das ondas do mar já é uma realidade na King Island, localizada no Estreito de Bass, que separa a ilha Tasmânia da Austrália, e pode se tornar mais uma opção sustentável e de baixo custo no combate às mudanças climáticas.
Em 2021, a WSE construiu uma plataforma marítima móvel com capacidade de 200kW, chamada de UniWave 200, capaz de criar mudanças na pressão do ar, com base na força da água do mar, e movimentar uma turbina que fornece energia suficiente para abastecer a costa.

Após um ano de testes, a empresa Wave Swell Energy (WSE) declarou que a plataforma instalada no quebra-mar da ilha produziu resultados surpreendentes. O dispositivo produziu energia elétrica limpa para o microgrid da ilha por 24 horas em um período de 12 meses.
Em um comunicado direcionado à imprensa, o CEO da WSE, Paul Geason, explicou que “uma das principais conquistas foi entregar resultados reais nas condições oceânicas da Tasmânia para complementar a modelagem de testes da AMC. Em alguns casos, o desempenho da nossa tecnologia no oceano superou as expectativas devido às lições que aprendemos através do projeto, melhorias tecnológicas e os refinamentos que fizemos ao longo do ano”.

Energia limpa sem prejuízo para vida marinha

Dentre as capacidades observadas, está o fato de que a plataforma pode ser rebocada para qualquer local costeiro e ser conectada à rede de energia local, uma facilidade sem precedentes.
Além disso, o design do aparelho permite que as turbinas que geram energia elétrica sejam muito mais baratas e simples. Como todas as partes móveis do dispositivo estão acima da linha d’água, a vida útil dos componentes é prolongada, e essa configuração impede que a vida marinha seja de alguma forma agredida pelo funcionamento da plataforma.

Com o fim do período de teste na King Island, no final de 2022, a empresa encarará um novo desafio: a comercialização do produto. Para o CEO da WSE, o foco será “garantir que o mercado abrace a tecnologia da WSE e as unidades sejam implantadas para fornecer energia limpa em escala de utilidade para redes continentais em todo o mundo”.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish