Cientistas identificam enzima causadora do “cecê”

Bactérias causadoras do mau odor surgiram muito antes dos Homo sapiens e podem ter desempenhado papel importante na comunicação social entre primatas ancestrais

Um estudo liderado pela Universidade de York, no Reino Unido, em parceria com a Unilever descobriu uma única enzima responsável pelo odor corporal, ou “cecê”. O achado foi publicado no fim de julho no Scientific Reports.
O odor corporal é causado pela combinação de suor com algumas bactérias presentes na pele. Anteriormente, a mesma equipe descobriu que poucos microrganismos causam o “cecê” e, por isso, na nova pesquisa, o foco foi investigar qual (ou quais) enzimas são responsáveis pelo mau odor.
“Encontrar a estrutura dessa enzima permitiu identificar a etapa molecular dentro de certas bactérias que formam as moléculas de odor”, explicou Michelle Rudden, coautora do estudo, em comunicado. “Esse é um avanço importante na compreensão de como o odor corporal funciona e permitirá o desenvolvimento de inibidores direcionados que interrompam a produção de ‘cecê’ na origem, sem afetar o microbioma da axila”.
De acordo com os pesquisadores, essa “enzima do ‘cecê'” estava presente na bactéria Staphylococcus hominis muito antes do surgimento do Homo sapiens como espécie. Isso sugere que o odor corporal existia antes da evolução dos humanos modernos e pode ter desempenhado um papel importante na comunicação social entre primatas ancestrais.
“Essa pesquisa foi uma verdadeira revelação”, afirmou Gordon James, coautor da pesquisa. “Foi fascinante descobrir que uma enzima formadora de odores-chave existe apenas em algumas bactérias selecionadas nas axilas e evoluiu lá dezenas de milhões de anos atrás”.

Fonte: Revista Galileu