Religião

Sem filtros

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. ¹¹ Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. ¹² Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário” (Salmos 51:10-12)

Davi, ‘um homem segundo o coração de Deus’, foi assim nomeado pelo próprio Deus! O que acaba sendo algo paradoxal, pois no trecho bíblico acima, vemos Davi suplicando ao Senhor para dar-lhe um coração puro. Em outras traduções, ele até pede um coração sincero, igual ao do próprio Deus! Mas, na prática, como seria isso? Vejamos: Davi, era ainda um menino quando foi consagrado rei de Israel e sucessor de Saul, o rei aclamado pelo povo.
Segundo a Bíblia, a situação de Davi no meio de seus familiares não era das melhores, pois, por ser pequeno, ruivo e pastor de ovelhas, era menosprezado pelos seus irmãos e também pelo pai. De forma que, quando Samuel, o profeta enviado por Deus para ungi-lo a rei, chega à casa de Jessé (pai de Davi), ele chama todos os filhos para tal, menos Davi. Que só é lembrando quando Samuel, impulsionado por Deus, sinaliza que não é nenhum daqueles que se apresentaram a ele. Então Jessé o convoca a se apresentar ao profeta!

Aparentemente, até então, Davi era subjugado pelos seus parentes pelo seu estereótipo e sua função. No entanto, quem o vocacionou a rei de Israel não estava preocupado com sua aparência e nem muito menos com o quê iriam dizer, pois ele conhecia muito bem o coração de Davi e sabia quem ele era longe da presença das pessoas, longe dos holofotes! Ele conhecia a Davi sem filtros!

Vivemos na era da tecnologia, em que pra tudo usa-se filtros. Contudo, na medida em que o tempo passa, as pessoas tendem a se tornar infelizes demostrando ser aquilo que elas não são, vivendo suas vidinhas medíocres, não deixando transparecer em suas redes sociais aquilo que elas realmente são. Mas o que importa não é mesmo? É só colocar uma maquiagem, um sorriso no rosto, um filtro aqui e ali e pronto, está tudo certo!

Até que a pressão aumenta, a gente não suporta e desaba, deixando o nosso verdadeiro Eu transparecer! Apesar de ser segundo o coração de Deus, Davi pecou, sim! Assim como eu e você, ele não estava imune porque tinha um coração diferenciado. Pelo contrário, por apresentar tal característica tenho certeza de que as oportunidades para corromper seu coração e manchar sua integridade eram constantes em seu dia! Somente Deus pode sondar nossos corações e é por isso que Ele diz em Jeremias 17. 9-10 que: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.

Somos seres humanos totalmente imperfeitos, propensos a tudo. Contudo, é imprescindível lembrar que, todavia, quando cometemos erros temos a quem recorrer, a quem confessar. Porém, tenho que te lembrar que com Ele nem adianta usar filtros, por que não vai funcionar! Se esse é o seu caso, não tenha medo, faça como Davi, vai adiante dEle e se desnude, e tenha a graça de receber o perdão dEle, e o privilégio de ser considerado alguém com o coração segundo o dEle!

Karla Macrina dos Santos Cribari

Karla Cribari

Karla Cribari Pedagoga, formada pela faculdade Doctum de Vitória

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish