Turismo

Estação de trem abandonada vira hotel na Espanha

Nova estação de Canfranc está pronta, mas linha só deve operar após 2022, quando o antigo prédio ferroviário estiver recuperado e passe a servir ao turismo nos Pirineus

A estação de trem de Canfranc, na Espanha, se transformará em um hotel cinco estrelas após ser abandonada por séculos e ganhar o apelido de “Titanic das montanhas”. A estação internacional localizada nos Pireneus espanhóis foi fechada há 51 anos e teve muitas histórias de guerra, ganhando fama de ter má sorte.
O hotel terá 104 quartos, utilizando a estrutura da estação que tem 365 janelas e uma plataforma de 200 metros. O projeto está sendo feito pelos arquitetos Joaquín Magrazó e Fernando Used, em conjunto com o governo de Aragão e a rede hoteleira Barceló. O custo orçado é de € 27 milhões (cerca de R$ 166 milhões), segundo informações do Guardian.
A fachada de Canfranc será preservada, mas uma nova estação está sendo construída atrás da existente para acesso ao hotel. O complexo incluirá um centro de conferências com 200 lugares, um museu ferroviário, lojas e um refúgio de peregrinos, já que o local está em uma das rotas para Santiago de Compostela.
A expectativa é que as obras de transformação, em hotel, da estação de trem abandonada sejam concluídas no final de 2022.

Estação ficou abandonada por mais de 50 anos (Foto: Shutterstock)

Canfranc começou a ser construída em 1853 como um plano ambicioso da Espanha, explicou Alfonso Marco — autor de El Canfranc, historia de un tren de leyenda, livro sobre a estação — ao Guardian.
Depois que os nazistas ocuparam a França na Segunda Guerra Mundial, o regime espanhol de Franco usou Canfranc para trocar tungstênio, elemento essencial na produção de tanques, por ouro nazista.

Perspectivas artísticas da nova estação de trem de Canfranc, na região dos Pirineus (Foto: Shutterstock)

“Como um ponto de passagem internacional, Canfranc era mais discreto e muito menos visível do que os outros”, diz Marco.

A estação era usada por espiões de todos os lados da guerra, e acredita-se que vários judeus também escaparam da perseguição na França pela Canfranc.
O autor não é fã do apelido “Titanic das montanhas” que a estação recebeu, mas admite que, assim como o navio, Canfranc pode ser vista como uma metáfora para a ambição fracassada e que teve muito azar.

Estrutura da nova estação, com os Pirineus ao fundo (Foto: Reprodução)

Alguns episódios marcaram a falta de sorte do local. A estação tinha acabado de ser inaugurada quando o crash financeiro de 1929 aconteceu. Dois anos depois, enfrentou um incêndio. Canfranc também sofreu com a Guerra Civil Espanhola a Segunda Guerra seguidamente.
Em 1970, um descarrilamento danificou uma ponte, proporcionando uma desculpa para abandonar a estação. Marco diz que Canfranc se tornou “um mausoléu ferroviário involuntário de enorme valor de patrimônio e sentimental… parte de uma história que não pode ser ignorada e que merece ser conhecida e valorizada”.

Fonte: Go Outside

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

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