Astrônoma brasileira de oito anos já detectou sete asteroides no espaço
Nicole Oliveira auxilia em projeto da Nasa e literalmente sonha com as estrelas
Com oito anos de idade, a alagoana Nicole Oliveira já tem na ponta da língua a resposta para o que quer ser quando crescer e — cá entre nós — uma resposta que foge do convencional: engenheira aeroespacial. A paixão por astronomia começou quando tinha quatro anos — sem qualquer incentivo da família, que pouco conhecia sobre o assunto. Nicole pediu um telescópio de aniversário para seus pais e, superconsciente do valor do objeto, negociou ficar sem festas de aniversário para sempre para ganhá-lo.
Dali em diante, a paixão pelo cosmos e o envolvimento de Nicole com o tema só cresceram. Aos seis, ela começou um curso de astronomia para adultos na sua cidade e, aos sete, já identificou sete novos asteroides no espaço com a ajuda de um programa de computador desenvolvido pela Nasa, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil.
O envolvimento com a iniciativa já garantiu à menina o título de pessoa mais nova a integrar o programa da Nasa para descobertas astronômicas. Caso os asteroides identificados por ela sejam, de fato, reconhecidos pela Nasa, um novo recorde será batido: o de pessoa mais jovem do mundo a descobrir um asteroide.
O processo de verificação já foi submetido ao sistema da Nasa e a resposta pode demorar até oito anos para sair. Até lá, Nicole segue estudando o espaço e sonha em se tornar uma profissional capaz de garantir maior acesso à Ciência, Tecnologia e Astronomia para todas as crianças do mundo.
Fonte: The Greenest Post