Educação

Prêmio para quem enfrenta a evasão escolar

Secretarias de Educação, escolas e organizações estudantis têm até 7 de março para se inscreverem em premiação do Instituto Unibanco com o Geledés

O 1º Prêmio estratégias de equidade no enfrentamento à evasão escolar: implicações da covid-19 para a permanência na educação básica busca mapear e divulgar boas práticas de combate à evasão escolar para ampliar repertório e estratégias da gestão educacional, gestão escolar e de organizações estudantis. Inscrições vão até 7 de março e são voltadas às secretarias de Educação, escolas e organizações estudantis que realizam ações estratégicas de retorno e reinserção de crianças e adolescentes nas escolas.
A iniciativa é do Instituto Unibanco e o Geledés — Instituto da Mulher Negra, e para concorrer ao prêmio, a prática de equidade no enfrentamento à evasão escolar precisa contemplar recortes de raça e gênero. Também é necessário se encaixar numa das categorias abaixo:
1) Gestão educacional (para secretarias municipais e estaduais de Educação e diretorias regionais de ensino): monitoramento de indicadores educacionais; orientação e acompanhamento das escolas; metodologias de busca ativa;
2) Gestão escolar (para escolas): monitoramentos da evasão escolar; estratégia de busca ativa; comunicação com as famílias; acompanhamento de estudantes;
3) Estudantes: ações de comunicação entre pares; ações de acolhimento de estudantes evadidos.

Reconhecimento
Serão premiadas ao menos duas iniciativas de cada uma das três categorias acima. Na categoria Gestão Educacional, o prêmio será uma certificação de Secretaria Promotora de Equidade Racial. No caso das escolas, um kit multimídia com projetor, computador, tela, caixa de som e microfone. Já os estudantes premiados receberão um kit rádio escolar.
Além da premiação, todas as iniciativas que correspondem aos objetivos do edital serão incluídas em um Banco de Boas Práticas de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar, que será publicado na área de Educação do Portal Geledés, dando crédito e reconhecimento às organizações que implementaram as propostas.
A ideia do prêmio surgiu após os resultados do estudo A educação de meninas negras em contexto de pandemia: o aprofundamento das desigualdades, focada na rede pública do município de São Paulo. O documento, que apresentou os impactos do isolamento social e do afastamento da escola na vida de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio, com recorte de raça/cor e gênero, mostrou a urgência de se destacar iniciativas exitosas que combatam problemas de evasão e abandono escolar.
Para Tiago Borba, gerente de planejamento e articulação institucional do Instituto Unibanco, é importantíssimo dar visibilidade a projetos que visam enfrentar um dos principais problemas da educação nacional e que foi agravado pela pandemia.

“O prêmio é uma iniciativa que visa inspirar e valorizar experiências na educação em prol da equidade, considerando sobretudo as implicações da covid-19. O enfrentamento à evasão escolar é um importante caminho para garantir a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes”, explica Tiago.

Inscrições
As inscrições devem ser realizadas até 7 de março de 2022 pelo link: https://pt.surveymonkey.com/r/R66CNXY

Mais detalhes podem ser obtidos no edital do prêmio, disponível em: https://bit.ly/35OEDNH

Fonte: Revista Educação

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish