Enormes banhos públicos romanos em estado ‘excelente’ são descobertos na Espanha
Em Mérida, na Espanha, arqueólogos descobriram um local de banhos públicos romanos em “excelente” condição. A descoberta foi efetuada na cidade de Mérida durante escavações da famosa Casa do Anfiteatro de dois mil anos, construída pelos romanos na cidade, que então se chamava Augusta Emerita.
Escavações realizadas pelo Consórcio Emeritense e estudantes da Universidade de Granada encontraram os restos de um complexo balnear em uma área estudada pela primeira vez durante a década de 1940, a Casa do Anfiteatro, uma grande casa construída em torno de um pórtico, pátio trapezoidal com jardim no centro.
Augustus fundou Augusta Emerita, também conhecida como Emerita Augusta, em 25 a.C., para reassentar soldados das legiões veteranas das Guerras Cantábricas. A cidade cresceu para se tornar um dos maiores centros romanos da Hispânia e a capital da província da Lusitânia, que cobria uma área de mais de 20.000 quilômetros quadrados.
De acordo com Ana María Bejarano, arqueóloga do consórcio responsável pelas escavações, a equipe descobriu banhos públicos preservados na área de escavação, sugerindo que a Casa do Anfiteatro não era uma casa típica, mas um complexo público ligado aos espetáculos do anfiteatro da cidade.
Por sua vez, Félix Palma, o diretor do consórcio, disse: “Estamos escavando a continuação da Casa do Anfiteatro, cujos limites são desconhecidos, para completar sua cronologia, mas o mais importante é que foram encontrados alguns banhos fantásticos de um tamanho enorme para o que seria uma casa romana padrão“.
(Foto de capa: Universidade de Cambridge/Antiquity Publications Ltda.)
Fonte: Sputnik News Brasil