Ônibus movido 100% a biometano é testado em Londrina
Rejeitos orgânicos vegetais, animais ou urbanos podem abastecer transporte público no Paraná
Por Marcia Sousa
Embarcar em um transporte público movido a gás proveniente de resíduos já é possível em Londrina, município localizado no norte do Paraná. A cidade é a primeira do Brasil a testar, numa operação real, um ônibus abastecido totalmente com biometano. A ação inédita é fruto da parceria entre a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), que conduz o projeto, a fabricante Scania e a Prefeitura Municipal de Londrina.
Reduzir as emissões de carbono do setor de transporte é um dos pontos-chave para cumprir as metas climáticas globais. Além disso, a transição para a mobilidade menos poluente é crucial para melhorar a qualidade do ar nas cidades. Isso porque o cheiro da fumaça que vem dos escapamentos de veículos não é apenas desagradável, mas também prejudicial à saúde, como aponta a ONU.
É neste sentido que o novo veículo de biometano é recebido com entusiasmo. No caso de Londrina, o combustível é produzido a partir de subprodutos do setor sucroenergético e revendido pela Gastech. De acordo com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a ideia é aproveitar o potencial das indústrias da cidade para produzir o biometano localmente “visando transformar o município na primeira cidade industrial sustentável do Brasil”.
Atualmente, o Paraná tem potencial de gerar cerca de dois milhões de metros cúbicos por dia de biometano. Ampliando esses dados para o Brasil, a Associação Brasileira do Biogás (Abiogas) projeta que o Brasil pode chegar a produzir 30 milhões de metros cúbicos de biometano até 2030.
Com esse teste mostramos, na prática, que é possível viabilizar a utilização local da energia gerada pela agroindústria, aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto, nas frotas do transporte coletivo das cidades, gerando economia circular, emprego e renda aos nossos municípios”, afirma Rafael Lamastra Jr., CEO da Compagas.
O que é biometano
Biometano é um gás renovável obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é gerado da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano e este é comparável em condições técnicas ao gás natural, já que após o refino, atinge alta concentração de metano em sua composição.
Entre as vantagens da aplicação deste combustível está o desenvolvimento de um sistema de transporte mais sustentável, menos poluente e menos dependente do diesel. O biometano tem potencial de reduzir as emissões de CO₂ em até 90% em comparação ao diesel.
Os benefícios do uso do gás no transporte público também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%”, salienta a Compagas em nota à imprensa.
Testes no Paraná
A ação em Londrina é a terceira realizada pelo projeto. As primeiras demonstrações foram feitas pelas ruas de Curitiba e região metropolitana, apontando a viabilidade da utilização do veículo em linhas complexas e extensas. Esta, no entanto, foi a primeira demonstração completa numa operação real no transporte de passageiros. O ônibus foi testado em diversas linhas operadas pela Transportes Coletivos Grande Londrina, com o acompanhamento da Companhia Municipal do Trânsito e Urbanização (CMTU).
Temos certeza que esta ação inédita com o biometano numa operação regular urbana será um divisor de águas para que mais cidades preocupadas com a redução da emissão de poluentes coloquem em prática frotas mais eficientes”, diz Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
Fonte: CicloVivo