Cruise, da GM, apresenta robotáxi com acessibilidade
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/09/robo-taxi-cruise.jpg)
Montadora aguarda aprovação regulatória para lançar projeto-piloto
Por Tamires Ferreira
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Logo_Mizu.png)
A Cruise, subsidiária da General Motors (GM), revelou, nESTa quinta-feira (14), uma nova versão acessível do Origin, seu carro autônomo popularmente conhecido como robotáxi. Batizado de Cruise WAV, a fabricante adaptou o EV para pessoas que usam cadeira de rodas, aguardando apenas aprovações regulatórias para lançar o projeto-piloto.
O Cruise WAV é baseado em seu veículo sem motorista Origin, que opera sem volante e pedais, com espaço para os passageiros sentarem-se de frente. A Cruise espera lançar o WAV como um piloto para um pequeno grupo de usuários no próximo ano, sujeito a aprovações regulatórias. Os testes em circuito fechado do veículo começarão no próximo mês.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/08/ITH.jpeg)
A novidade da fabricante chega logo após empresas operadoras de robotáxis enfrentarem críticas por não terem veículos acessíveis suficientes para pessoas com deficiência, que muitas vezes enfrentam escassez e tempos de espera significativos.
Conforme lembrou a Reuters, a Cruise apresentou uma petição à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) para implantar até 2.500 Origins anualmente no início do ano passado. A NHTSA deve emitir sua decisão em breve.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BKR-1024x1021.jpg)
Fase crítica para a Cruise
Embora signifique um avanço na indústria de EVs rumo à acessibilidade, o anúncio chega em um momento crítico para os robotáxis da Cruise. Recentemente, o veículo autônomo se envolveu em alguns acidentes em São Francisco, o que levou a empresa a cortar metade da frota de robotáxis na cidade da Califórnia.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2023/08/VSM-Group.jpeg)
A Cruise concordou com uma redução de 50% e não terá mais do que 50 veículos sem motorista em operação durante o dia e 150 veículos sem motorista em operação à noite”, afirmou o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia.
![](https://jornalfatosenoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Arte-jornal-Zucchi-600x600_Prancheta-1-1024x1024.jpg)
O caso ocorreu dias após a Cruise receber, junto com o rival Waymo, do Google, uma importante aprovação para operar dia e noite em São Francisco e cobrar taxas dos passageiros pelo serviço. Para a fabricante, a adaptação do acordo significou um passo para trás. Veja detalhes aqui!
Fonte: Olhar Digital