Pets

Cães que são amigos de outros cães podem viver mais? Veja o que diz estudo

Convívio com outros cães, vida estável e idade do dono: estudo da Dog Aging Project investiga fatores que impactam na saúde dos cachorros

Por Isabela Oliveira

Não só humanos se beneficiam de ter amigos. De acordo com uma pesquisa do Dog Aging Project, da Universidade de Washington, nos EUA, cães que convivem com outros de sua espécie têm uma vida com mais saúde. E uma consequente chance de viver mais.
Analisando mais de 21 mil animais de companhia, os pesquisadores concluíram que aqueles que tinham companhia e oportunidades de interação social apresentaram melhores resultados de saúde.

Pouco se sabe ainda sobre como esses efeitos impactam na saúde e na mortalidade ao longo da vida. Porém, o estudo analisou cinco fatores para explicar como o ambiente influencia um cão. Entre eles, o suporte social se destacou positivamente. Ele, aliás, se mostrou cinco vezes mais forte do que os fatores financeiros, embora dependesse da idade do animal.

Fatores como adversidade financeira e doméstica resultaram na pior saúde e menor mobilidade física entre os cães. Contudo, cães em casas de baixa renda ou áreas com maior rotatividade residencial, os que contavam com suporte social, como viver com outros cães, tiveram resultados melhores. Isso aconteceu mesmo considerando outros pontos, como idade e peso, por exemplo.

A idade do dono também demonstrou fazer diferença na saúde do cão, com os cães mais jovens com donos mais velhos sendo mais ativos, o que proporciona uma vida mais saudável. Embora não se saiba ao certo o motivo, alguns fatores que podem relacionar a idade do tutor à saúde do pet são a exposição o estilo de vida (incluindo exposição ao estresse), bem como a frequência de atividades de enriquecimento social e orçamento.

Esses resultados podem ajudar tutores e veterinários a tomarem medidas para fornecerem os melhores cuidados necessários para os animais. Sendo assim, em casos daqueles que não convivem com outros cães em casa, o recomendável seria organizar visitas a parques e encontros. Tudo para promover a socialização com outros pets.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish