Saúde

Hipervitaminose: excesso de vitamina faz mal!

Durante a pandemia de covid-19, muitos passaram a consumir suplementos vitamínicos em uma tentativa de prevenir a doença. Contudo, esse hábito — que muitos mantiveram no pós-pandemia — pode fazer mais mal à saúde do que bem. O consumo indiscriminado de suplementos vitamínicos pode levar a um quadro de hipervitaminose, que é o excesso de vitaminas no organismo, levando a efeitos colaterais tóxicos.
O excesso de vitamina A pode causar dores de cabeça, vômitos, problemas na pele, visão, ossos e fígado. Já a vitamina D em excesso pode resultar em hipercalcemia (níveis elevados de cálcio no sangue), fadiga, fraqueza muscular, náuseas, anorexia e desidratação.

Quando a vitamina em excesso é a B12, podem aparecer erupções na pele, além de dores de cabeça, náuseas, vômitos, dores no estômago, fraqueza e até diarreia. Até a vitamina C, que parece inofensiva, quando consumida em excesso pode provocar diarreia e a formação de cálculos urinários. Devemos ter cuidado especial com o excesso de vitamina E, pois essa condição pode causar hemorragias.

O tratamento para a hipervitaminose consiste, na maioria dos casos, em suspender o uso do suplemento vitamínico. Mas, em alguns casos, pode acontecer de serem necessárias intervenções para minimizar os sintomas. Suplementos são muito bem-vindos na dieta, mas para aqueles que realmente precisam. Para isso, é preciso passar por consulta com profissional de saúde competente, que vai solicitar os exames necessários para avaliar a necessidade ou não de suplementar alguma vitamina.

Fonte: Terra

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish