Educação

Conheça a primeira brasileira a se formar com nota máxima em Harvard

A brasileira, que conquistou o diploma de Havard com mérito, pretende cursar o doutorado em Psiquiatria na Universidade de Cambridge

Por Maria Clara Pinheiro

Sarah Borges sempre sonhou em se conceituar como pesquisadora. O que a brasileira não imaginava, no entanto, era iniciar a sua jornada de sucesso com a nota mais alta de Harvard, uma universidade americana com reconhecimento internacional. O feito ainda fez com ela conquistasse o prêmio Sophia Freund, concedido aos estudantes com as melhores médias.
A história da goianiense começou em 2020, logo após o fim do ensino médio, quando Borges e sua irmã gêmea Sophia passaram no vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Nesse momento, período em que a pandemia chegou ao Brasil, as meninas e seus familiares encontraram uma razão para comemorar.

Outro motivo, contudo, surgiu repentinamente meses depois. Em 26 de março de 2020, enquanto cursava a graduação no modelo on-line, a jovem recebeu o e-mail da aprovação em Harvard. “Eu achava que veria um ‘não’, mas estava escrito: ‘Congratulations!’ [Parabéns, em inglês]”, contou em entrevista ao ‘g1’. Sarah, então, se viu com duas oportunidades imperdíveis: seguir com o curso de medicina na faculdade paulista ou se formar em Psicologia fora do país. Assim, após conversar com amigos, ela descobriu que se atraia mais pela chance de focar em pesquisas do que de atuar em hospitais. “Tive medo de desistir de um sonho, mas era só o começo de outro”, disse.

Com esse pensamento, Borges embarcou para os Estados Unidos depois de um ano sabático, no qual esperou pelo controle da pandemia e se dedicou em participar de projetos voluntários. Passados quatro anos, ela mostrou para todos que sua escolha foi certeira.

Aos 23 anos, a goianiense finalizou seus estudos com uma tese focada em apontar meios para garantir acesso à saúde mental aos jovens do Brasil. O esforço fez que ela se formasse em Havard com mérito, aparecendo entre os 53 alunos premiados com um Sophia Freund Prize. Borges é a primeira brasileira a conquistar o feito.

Próximos passos
Seguindo com os planos de permanecer no âmbito acadêmico, Sarah conseguiu uma bolsa para cursar o doutorado em Psiquiatria na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Em entrevistas, ela afirmou que irá trabalhar para descobrir os melhores métodos para prevenir e tratar o emocional de indivíduos de todo o mundo.

Depois de quatro anos que transformaram minha vida de formas que ainda não posso entender, saio com a convicção reforçada no poder de uma boa educação em abrir portas (e mentes) — e na importância de mantê-las abertas para todos”, afirmou em uma postagem no Instagram.

Fonte: Bons Fluidos

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish