PT mira ataque a Tarcísio de Freitas em propaganda contra tarifaço e privatizações

PT resgatou vídeo de Tarcísio com boné de Trump para atacar governador
Por Rafael Fantin
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma propaganda, na última quarta-feira (10), contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no espaço reservado à sigla na televisão. Em vez de utilizar o material nacional focado na gestão Lula, o conteúdo petista para o público paulista mira Tarcísio após o governador de São Paulo subir o tom contra o Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A preocupação do PT é que, ao articular a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, Tarcísio passe a figurar como protagonista da direita brasileira e assuma o papel de “herdeiro político” dos votos de Bolsonaro, o que coloca o governador paulista como potencial opositor à reeleição de Lula no próximo ano.
A propaganda petista resgata a polêmica que integrantes do partido de Lula tentaram encampar, envolvendo Tarcísio de Freitas, após o anúncio do tarifaço pelo presidente norte-americano Donald Trump, que taxou parte das exportações brasileiras aos Estados Unidos em 50%. Em julho, o governador entrou na mira da esquerda por causa de um vídeo publicado no início do ano, quando ele apareceu nas redes sociais com o boné da campanha “Make America Great Again”, no dia da posse do republicano na Casa Branca.
“Está na cabeça e no seu dia a dia. O governo de São Paulo está do lado do Trump e dos bilionários”, diz a propaganda do PT. A economia paulista foi uma das mais prejudicadas no país por liderar a parceria comercial com os Estados Unidos e o impasse levou Tarcísio a se reunir com o embaixador norte-americano e lançar uma linha de crédito para o setor produtivo.
Além disso, a propaganda do PT critica a política de privatizações na gestão do governador do Republicanos, citando as concessões rodoviárias e a desestatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). “Olha aí o pedágio mais caro do país. O direito de ir e vir ficou mais difícil. […] Na Sabesp, a conta aumentou e chega em dia. Já a água, nem sempre”, dispara a publicidade petista.
Propaganda do PT evidencia preocupação com convite de Bolsonaro a Tarcísio
Segundo interlocutores do governo de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes (sede do Executivo paulista) avalia que o PT escancara a preocupação com a ascensão política de Tarcísio de Freitas ao usar o espaço na TV para atacá-lo. Além disso, os ataques antecipados teriam como objetivo influenciar a escolha do nome da direita para 2026 ou fazer Tarcísio recuar da posição, se fosse convidado por Bolsonaro para disputar a eleição presidencial.
O governador de São Paulo nega a intenção de concorrer à Presidência da República em 2026, com foco na reeleição estadual. No entanto, os principais caciques dos partidos de centro-direita consideram Tarcísio como um nome que pode aglutinar uma frente ampla em oposição ao governo Lula.
Em entrevista ao UOL, o ex-ministro petista José Dirceu já havia minimizado o protagonismo do governador na direita brasileira ao compará-lo a uma “ficção”, que na opinião de Dirceu precisa do apoio de Bolsonaro pela falta de força política própria.
Para um aliado próximo ao governador paulista, Dirceu ainda busca comparar Tarcísio com o ministro Fernando Haddad, que em 2018 foi escolhido às vésperas do prazo final de candidaturas para substituir Lula nas urnas por causa da prisão do petista durante a operação Lava Jato. “Isso não ocorre com Tarcísio, que é governador do estado mais rico da federação e já foi ministro. Caso seja convidado por Bolsonaro, terá oportunidade de se apresentar ao Brasil”, comentou.
Fonte: Gazeta do Povo














