Ciência

Meteorito sugere nova explicação para existência de água na Terra; entenda

Segundo estudo publicado na ‘Science’, esses “blocos de construção” do planeta teriam fornecido hidrogênio suficiente para a formação de oceanos

A água da Terra pode ter vindo de meteoritos que estavam presentes no Sistema Solar interno no momento em que nosso planeta se formou e não de cometas de longo alcance ou asteroides provenientes de regiões mais distantes. A conclusão é resultado de uma pesquisa conduzida pela Universidade de Lorraine, na França, e foi publicada na última sexta-feira (28) na Science.
Os cientistas descobriram que um tipo de meteorito chamado de condrito de enstatita contém hidrogênio suficiente para fornecer pelo menos três vezes a quantidade de água contida nos oceanos da Terra. Esses “objetos galácticos” são compostos mais ou menos do mesmo material que os astros no Sistema Solar interno, área que se estende de Mercúrio a Marte.
“Nossa descoberta mostra que os ‘blocos de construção’ da Terra podem ter contribuído significativamente para a [existência de] água [por aqui]”, disse Laurette Piani, líder do estudo, em comunicado. “O material contendo hidrogênio estava presente no Sistema Solar interno na época da formação do planeta rochoso, embora as temperaturas fossem muito altas para que a água condensasse”.
Para os especialistas, o mais interessante do estudo foi descobrir que os “blocos de construção” da Terra, antes considerados “secos”, na verdade continham água. Além disso, os condritos de enstatita são raros e constituem apenas cerca de 2% dos meteoritos conhecidos pelos astrônomos.
Mas sua semelhança isotópica com a Terra, segundo os cientistas, é o que os torna particularmente atraentes. Isso porque os condritos de enstatita têm isótopos de oxigênio, titânio, cálcio, hidrogênio e nitrogênio semelhantes aos do nosso planeta — e, no estudo de materiais extraterrestres, as abundâncias de isótopos de um elemento são usadas para diferenciar e identificar onde os elementos se originaram.
“Se os condritos de enstatita forem efetivamente os ‘blocos de construção’ de nosso planeta como fortemente sugerido por suas composições isotópicas semelhantes, isso implica que esses tipos de condritos forneceram água suficiente para a Terra para explicar a origem da água terrestre, o que é incrível!”, afirmou Lionel Vacher, coautor do estudo.

Fonte: Revista Galileu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish