Saúde

A Maravilhosa Mente

Texto: *Nágela Isa Carneiro Sirqueira

Para muitas pessoas a mente é algo dissociada do corpo, como se existisse fora de nós. É bem verdade que ela é complexa em seu infinito poder, ainda não conhecido totalmente nem pelos maiores pesquisadores e doutores. Fato é que, ela está em nós, fazendo parte desse organismo integral que é físico, mental e emocional. Um não existe sem o outro, sendo interdependentes entre si.
E a mente só existe por causa do cérebro e suas funcionalidades. Vamos usar o modelo da mente, de Gerald Kein e a teoria do cérebro trino, de Paul MacLean para compreender essa correlação. A Mente inconsciente está relacionada ao cérebro reptiliano. Sendo responsável por nossos instintos de sobrevivência e perpetuação da espécie, por funções orgânicas que independem de nossa consciência para acontecer. Como o bombeamento do sangue, secreção de hormônios e também nossos instintos.
A Mente consciente está relacionada ao neocórtex, que é a parte ‘pensante’ desse sistema. É a que usamos para justificar, julgar, analisar, aprender. Memórias de curto prazo e a força de vontade também estão relacionadas a essa parte da mente.
E a mais maravilhosa de todas, nossa Mente subconsciente, é onde estão nossas memórias de longo prazo, onde se formam nossos hábitos e onde acontecem nossas emoções. Está relacionada ao cérebro límbico e é responsável por nossas crenças e comportamentos.
Agora, compreenda que, apesar de serem áreas distintas do nosso cérebro, funcionam juntas e o que acontece em uma, interfere na ação da outra.
Vamos pensar juntos. Em uma situação de perigo, uma pessoa pode congelar, outra correr e outra partir pra cima. Será uma ação inconsciente e irrefletida, porém atrelada ao seu conteúdo emocional. Essas ações têm como base, o aprendizado de cada indivíduo. Apesar do instinto, ele age de acordo com seu conteúdo emocional.
Então, se uma pessoa, durante seu crescimento, sofre violência constante, é reprimida em sua expressividade e aprende a não reagir senão é punida, desenvolve determinadas crenças e padrões. Mas uma pessoa que é incentivada a se expressar, a ter autoconfiança, recebe carinho e fortalecimento, irá desenvolver crenças e padrões comportamentais diferentes da primeira.
Então compreendemos que o instinto não existe por si só e nem é igual a todos. Por isso, a interpretação de situações é diferente para cada pessoa e também esse é o motivo para existência de divergências de pensamento e até de valores morais.

(Foto: Freepik)

Cada ser humano tem experiências individuais e aprende a ver o mundo de um determinado prisma. Tudo que ele vivencia, determina as emoções que irá sentir, os pensamentos que terá e as ações que manifestará.
Seu pensamento analítico se baseia no conteúdo registrado por sua mente emocional. Não se engane quando acredita ser um ser racional. Somos seres emocionais.
A grande sacada está em compreender que, mesmo que nossa mente esteja comandando nossas ações e determinando os resultados em nossa vida, existe uma maneira eficaz de se tornar ‘o cara no comando’.
O autoconhecimento é o primeiro passo para identificar as emoções e pensamentos que bloqueiam nossa manifestação pura e verdadeira. Aquela livre das barreiras dos medos e limitações.
Mas esse é só o primeiro passo, visto que isso está a nível consciente. E o que precisamos mudar realmente, está alojado em nossa mente subconsciente, a qual a hipnoterapia, com seus processos, tem capacidade de acessar e transformar profundamente, realizando a reeducação mental e emocional das pessoas.
Dessa forma, a percepção e assimilação do que acontece dentro de nós se transforma e, fortalecendo nosso poder pessoal, conseguimos nos tornar donos genuínos do nosso destino.
A verdadeira mudança acontece dentro de nós!

*Nágela Isa Carneiro Sirqueira
Hipnoterapeuta
Mentora Gestacional

Cel.: (27) 99947-8786
Instagram: @nagelaisa.oficial

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish