Geral

CURIOSIDADE — Conheça a comunidade Amish

Vivendo na mais pura abnegação, os membros dessa comunidade têm fortes ideologias e costumes que fogem do comum

Em meados de 1690, um grupo de fiéis decidiu romper com a igreja Anabatista tradicional. Com o objetivo de defender a interpretação literal da Bíblia, a nova comunidade Amish foi formada, sendo guiada pelo líder Jakob Ammann. Daquele período em diante, os Amish construíram uma sociedade isolada que mantém seus próprios costumes. Considerados como um grupo conservador, os membros da fé Amish vivem espalhados em comunidades nos Estados Unidos e no Canadá.
Anabatista, a fé Amish não compactua com o batismo de bebês. Assim, o rito costuma acontecer apenas quando as pessoas têm entre 18 e 22 anos. Antes dessa idade, os jovens não podem se casar — o matrimônio só é permitido após o batismo e exclusivamente com pessoas da mesma igreja. Uma vez casadas, as mulheres Amish assumem o papel de donas de casa. São elas que cozinham, cuidam da casa e dos filhos e ainda ajudam a comunidade. Mas não pense que é fácil entrar para uma sociedade Amish. É preciso aprender um novo dialeto, além de abandonar todo e qualquer vínculo familiar pré-existente.
Sempre pensando na vida tradicional, na fé e na família, os Amish não usam eletricidade desde 1919. Naquele ano, os líderes da comunidade decidiram banir as tentações das tecnologias e, até hoje, os Amish prezam pela abnegação. Em uma sociedade Amish, portanto, você não vai ver carros, televisões, computadores, smartphones ou torradeiras elétricas. Ainda mais, a fim de combater o orgulho e o sentimento de superioridade, os Amish também não tocam instrumentos musicais — dessa forma, até mesmo a música é limitada na comunidade.

Amishs (Foto: Getty Images)

Enquanto não consomem qualquer eletricidade, as roupas dos Amish também são distintas. De um lado, mulher e meninas usam vestidos simples de saia longa e acessórios são estritamente proibidos — na cabeça, apenas uma cobertura de oração que identifica seu status social (preta para casadas, branca para solteiras).
Do outro, homens e meninos usam casacos retos e calças largas. Suspensórios e chapéus também compõem a vestimenta. Em casa, os Amish falam seu próprio dialeto, ensinado nas escolas junto do inglês. Muito parecido com a língua falada no norte da Alemanha, o Alemão da Pensilvânia é o mais comum na comunidade.
Vivendo em uma sociedade restritiva, os Amish têm um ritual bastante específico: o Rumspringa. Segundo o NPR, durante o período, quando os jovens completam 16 anos, eles podem sair da comunidade e fazer tudo aquilo que não têm permissão entre os Amish. Dessa forma, muitos experimentam a música, o cinema, os carros, a internet e outros as drogas e o álcool pela primeira vez. Ao fim do Rumspringa, os jovens podem escolher se irão retornar para a comunidade, ou se irão abandonar os costumes Amish de vez.
Fora do Rumspringa, qualquer experimentação de costumes que fogem das tradições é duramente castigada. Se um membro do grupo é pego usando um computador, consumindo bebidas alcoólicas, a retaliação é intensa. Além da expulsão em casos extremos, os transgressores também são isolados pela comunidade. Eventualmente, os indivíduos acusados — aqueles que não foram banidos — voltam para a igreja e têm seus erros apontados na frente de todos.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish