Meliponicultura: curso ensina a criar abelhas sem ferrão

On-line e gratuita, capacitação é conduzida pela Embrapa
Nativas do Brasil, as abelhas sem ferrão são fundamentais para o equilíbrio dos nossos ecossistemas. Menos conhecidas do que a Apis mellifera (chamada popularmente de abelha europa), tais espécies também são grandes produtoras de mel. Para difundir a Meliponicultura — assim como ocorre com a Apicultura — um curso virtual e gratuito está sendo conduzido na plataforma de capacitações on-line da Embrapa.
O curso é formado por quatro módulos. Os dois primeiros trazem conceitos sobre o que são as abelhas sem ferrão e suas variadas espécies, detalhando, inclusive, a biologia geral de algumas delas. Em seguida, o curso levanta algumas razões para criar as abelhas nativas e desmistifica ideias errôneas, como a crença de que elas produzem pouco mel. Por fim, ensina as técnicas de manejo.
Com carga horária de 12 horas, todo o curso é composto por aulas previamente gravadas e podem ser acessadas em qualquer horário. A capacitação também traz materiais complementares em formato de vídeos e textos.

Ao final de cada módulo, o participante deve responder uma avaliação de aprendizagem. Para obtenção do certificado, o participante precisa ter ao menos 70% de aproveitamento na soma destas avaliações. Além disso, deve preencher a Avaliação do Curso — só disponível quando a capacitação é concluída.
Criar abelhas
As espécies de abelhas sem ferrão prestam diversos serviços ecossistêmicos. São bioindicadoras da qualidade do ar, da água e do solo. Além disso, a segurança alimentar do planeta depende destas grandes polinizadoras.
Por sua inestimável importância criá-las unicamente para habitar seu quintal e estimular sua presença na natureza é um grande feito. A intenção do curso é mostrar que elas também podem ser alternativas de geração de renda: produtos nutricionais e farmacêuticos, como mel, própolis, geoprópolis, pólen e cera estão entre as opções neste quesito.
Curso Embrapa
O participante terá um prazo de 30 dias, a partir da data de inscrição, para concluir o curso de Meliponicultura. Inscreva-se neste site.
Importante: Devido a alta procura, as vagas podem esgotar rapidamente.
Fonte: CicloVivo