Como surgiu a expressão ‘calcanhar de Aquiles’?

Utilizado para demonstrar o ponto fraco de uma pessoa, o termo tem uma origem antiga e peculiar
Quando queremos apontar a fraqueza de alguém, ou algum aspecto que simbolize seu ponto mais vulnerável, regularmente usamos a expressão ‘calcanhar de Aquiles’. A frase que já está enraizada em nossa sociedade moderna remonta a um período distante dos dias atuais e nos leva de volta à Antiguidade.
Um vocábulo tão antigo quanto os próprios deuses do Olimpo sobreviveu a milhares de anos e hoje é difícil encontrar alguém que não saiba o que o termo significa — ou, até mesmo, que nunca tenha falado a frase pelo menos uma vez na vida.
Apesar da popularidade, a origem milenar da expressão pode não ser conhecida por todos. Afinal, como surgiu a sentença ‘calcanhar de Aquiles’? O termo faz referência a um dos heróis gregos mais lendários da história: Aquiles, filho do rei Peleu e de Tétis, deusa e uma das muitas ninfas do mar. A lenda afirma que ao nascer, o pequeno garoto foi mergulhado nas tenebrosas águas do rio Estige.
O termo faz referência a um dos heróis gregos mais lendários da história: Aquiles, filho do rei Peleu e de Tétis, deusa e uma das muitas ninfas do mar. A lenda afirma que ao nascer, o pequeno garoto foi mergulhado nas tenebrosas águas do rio Estige.

O mitológico local, que fica nas profundezas do Tártaro, o Reino dos Mortos, é considerado o rio da invulnerabilidade. Quem se banhar nestas águas se tornaria, então, invencível; além disso, o Estige é conhecido por guardar as mais inquebráveis promessas. O desejo da ninfa era que seu filho crescesse e jamais sofresse a ira de nenhum mortal.
Entre muitas figuras que passaram pelo rio, Aquiles é de fato o mais notável. Ainda bebê, Tétis teria segurado o menino pelo calcanhar e molhado o resto de seu corpo com a poderosa água. Porém, ao deixar esta pequena parte de fora do Estige, ela teria ficado desprotegida — tornando-se a única parte do herói totalmente desamparada.
A história conta que o — indefeso — calcanhar foi a causa da morte do herói. Durante a Guerra de Troia, o combatente, que é mencionado no poema épico Ilíada, foi atingido de forma fatal na região, causando seu óbito quase que instantâneo.
A flecha certeira teria sido atirada pelo príncipe Páris, filho do rei de Troia, que, guiado pelo deus Apolo buscava vingar a morte de seu irmão e do filho do homem imortal que perdera a vida nas mãos do valente soldado.
Em entrevista ao site Superinteressante, o mitólogo Henrique Murachco, da Universidade de São Paulo, disse: “Algumas variantes dizem que Aquiles foi flechado no calcanhar por Páris, que conhecia seu segredo. Mas não há citações em Homero sobre a morte do herói”.
Embora considerado invencível, o mito nos mostra que até mesmo Aquiles era suscetível a um ataque bem planejado. Assim como em situações cotidianas, a expressão é uma forma de nos lembrar de que ninguém é imbatível.
Fonte: Aventuras na História