Geral

Sobrepeso é doença silenciosa considerada epidemia clínica em animais

Texto: Aline Doano

Estudos apontam que mais de 50% dos animais, entre gatos e cachorros são obesos, uma epidemia clínica, já que a obesidade é considerada uma doença. Por isso, não pense que seu cachorro está “fofinho” por estar acima do peso. Um animal inflamado está predisposto a todas as doenças crônico-degenerativas, já que uma célula doente não trabalha corretamente, nem produz energia se comparado a uma célula saudável.
A condição inflamatória pode ocasionar lesões nas estruturas e predisposição a patologias associadas, como problemas circulatórios e cardiorrespiratórios, articulares, dermatológicos, além de tumores, queda da imunidade e doenças ligadas ao mal funcionamento do pâncreas e das glândulas tireoide e adrenal. Essa predisposição a doenças reduz a expectativa de vida do animal, assim como sua qualidade de vida, tornando fundamental a adoção de uma dieta de restrição calórica, para tratar o sobrepeso e dar condições às células de trabalharem melhor.
Um teste simples pode te auxiliar a identificar se o seu animal de estimação está acima do peso. Um pet saudável tem cintura e a apalpação das costelas precisa ser fácil, sem barriga proeminente. Alguns indicadores de peso por idade e de acordo com a raça podem ser úteis nesta avaliação. Observe o seu animal, e se suspeitar que ele está acima do peso, busque auxílio do seu veterinário de confiança e inicie o planejamento da perda de peso. Lembre-se de que a necessidade energética é individual. Depende da idade, metabolismo e nível de atividade física, indicadores que só podem ser examinados com ajuda profissional.
Entre as causas da obesidade estão: fatores genéticos, nível de atividade física e, principalmente, o quanto de caloria o animal ingere. No programa de perda de peso esteja atento à oferta de petiscos acima do ideal e tenha paciência e comprometimento na readaptação aos novos hábitos alimentares. A restrição calórica deve acontecer em etapas, um processo gradativo que exige determinação com metas de perda de peso de até 20%, respeitando o limite de restrição de calorias ao animal.
Tome cuidado para não restringir os nutrientes. O ideal é reduzir carboidrato e gordura saturada e aumentar o nível de proteína e de fibra para ajudar na saciedade. Além disso, o grande aliado à dieta é a atividade física, sendo indicadas caminhadas de pelo menos 20 minutos, sem pausa. Conte com rações específicas já disponíveis no mercado para perda de peso e, caso a estratégia seja por alimentação natural, é recomendado acompanhamento profissional a fim de evitar deficiência de nutrientes durante o processo.

Aline Doano
Jornalista — SRT/ES 2313
“Idealizadora do canal do YouTube Mundo dos Cachorros”

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish