Cultura

Com 416 verbetes, o livro “Enciclopédia Negra” chega às livrarias brasileiras

Escrita por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz, a obra conta com a colaboração de 36 ilustres artistas negros

Na próxima segunda-feira (29), chega às livrarias brasileiras pela Companhia das Letras, a obra “Enciclopédia Negra”, de Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz. No ilustre livro, os escritores revelam a importância do protagonismo negro ao longo da história brasileira, reconstituindo o período da escravidão e do pós-abolição. Além disso, a partir de uma linguagem singular e profunda, os autores apresentam mais de 500 figuras que impactaram a história nacional.
Dentre os personagens, é possível encontrar personagens ativistas e revolucionários; líderes religiosos de matriz africana; curandeiros e médicos; e figuras maternas que lutaram bravamente pela alforria do seu povo.

Capa da obra “Enciclopédia Negra” (Foto: Divulgação/Companhia das Letras)

Reunidos em um memorável caderno fotográfico, os 416 verbetes biográficos dessa enciclopédia foram produzidos por mais de 36 ilustres artistas, que por meio de belíssimas ilustrações reconstituíram experiências individuais e coletivas de pessoas que marcaram o País.
Com o apoio do Instituto Ibirapitanga, o projeto da Enciclopédia Negra ganhará uma exposição com mais de 100 retratos de personalidades negras. O projeto foi organizado pela Pinacoteca de São Paulo e está previsto para ser oficialmente inaugurado em abril deste ano.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish