Ações educativas dão início à Campanha Maio Amarelo em Vitória
Vestidos a rigor, os agentes abordaram munícipes para informar sobre os comportamentos que devem ser evitados ao volante
Ações educativas nas feiras livres de Jardim da Penha e Maria Ortiz e em semáforo de avenidas, no último sábado (01), marcaram o lançamento da Campanha Maio Amarelo em Vitória, um movimento mundial que visa debater a segurança viária e mobilizar a sociedade para a importância de ser consciente no trânsito. O prefeito Lorenzo Pazolini esteve na feira de Jardim da Penha pela manhã e acompanhou de perto as ações, que promovidas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) e Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).
Além do prefeito, estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, o secretário de Governo, Roberto Carneiro, o presidente da Câmara Municipal de Vitória, vereador Davi Esmael, e o vereador Luiz Emanuel Zouain. Três agentes de trânsito da Guarda Municipal de Vitória representaram “almas penadas”, para chamar a atenção sobre a necessidade de se manter uma postura consciente no trânsito. Cada um deles segurava uma mensagem: “Foi apenas um gole…”, “Eu não podia perder tempo” e “Pra que capacete?”.
“O lançamento da Campanha Maio Amarelo é um importante momento de conscientização e reflexão. O trânsito ainda mata muito, e nós precisamos reduzir esses índices. São mutilados, com sequelas permanentes. São famílias enlutadas. A Prefeitura de Vitória dá esse pontapé inicial junto à população, nas feiras livres e nos ambientes virtuais. Vamos seguir trazendo conhecimento e reforçando a necessidade de que todos colaborem com um trânsito mais seguro e com menos mortes”, disse o prefeito.
O secretário Ícaro Ruginski destacou o fator de conscientização da população. “Nós temos mortes ocasionadas em decorrência do trânsito, e esperamos conscientizar a população sobre a importância do tema”, destacou.
Wesliana Damásio, que fazia feira e passava pelo local, destacou que o carro não pode ser uma arma. “As pessoas precisam respeitar as normas, as leis de trânsito. Não vamos nos tornar assassinos ao volante”, disse.
Além das feiras, as ações acontecerão em avenidas, como a Santo Antônio, em Caratoíra, e Serafim Derenzi, em São Pedro.
Maio Amarelo
Maio Amarelo é uma campanha internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, o mês tornou-se referência mundial para as ações realizadas pela educação no trânsito.
Dados
Conforme dados do Observatório Nacional do Trânsito, anualmente morrem mais de 40 mil pessoas e 400 mil ficam com algum tipo de sequela.
Fonte: PMV