Tecnologia & Inovação

Você agora pode dar nome a um tubarão e ajudar a protegê-lo por meio de NFT

A nova tecnologia de tokens não fungíveis, a famosa NFT, agora permite que o comprador observe as atividades de um tubarão com exclusividade por tempo limitado – e, dependendo do valor investido, até mesmo que se nomeie um dos animais. A novidade está sendo oferecida pela ONG Beneath the Waves, que trabalha pela saúde dos oceanos, com foco especial na conservação dos tubarões, e pode ser adquirida em preços que variam entre mil e 10 mil dólares.
As NFTs são um tipo de token criptográfico que representa uma arte ou produto digital único, que passa a poder ser adquirido com exclusividade apesar do formato digital, feito fosse um original de uma obra de arte ou outro objeto exclusivo. Tal lógica funciona como uma assinatura única, que pode ser aplicada às mais diversas ofertas — como comprova o lançamento das “artes digitais” dos tubarões da ONG. Cada uma vem com a animação de um cartão colecionável, e atualizações sobre o local e a hora em que a tag foi implantada no animal.
São 68 NFTs ofertadas pela ONG, que oferecem tags de câmera para observar os animais por 48 horas ou até 180 dias, a depender do valor. Há somente um tag por tubarão, e cada token só poderá ser adquirido uma vez: trata-se da primeira NFT lançada em grande estilo para salvar os oceanos, já que os valores levantados serão revertidos para o trabalho da Beneath the Waves. O pré-lançamento aconteceu em uma grande divulgação em pleno Times Square, em Nova York e, segundo consta, em apenas 1 dia levou à arrecadação de 70 mil dólares. A inovação é uma parceria da ONG com a empresa Blockparty.

Divulgação da NFT em plena Times Square, em Nova York (Foto: Divulgação/Reprodução)

A tecnologia NFT
Em pouco tempo a tecnologia dos tokens não fungíveis vem se firmando como uma verdadeira promessa de revolução nas mais diversas frentes: a Phonogram.me, por exemplo, é a primeira plataforma de NFT no Brasil, que pretende nada menos que revolucionar o mercado musical do País. Sua ideia é transformar fonogramas, discos ou outros produtos musicais em NFTs, permitindo, assim, um novo tipo de relação — até mesmo de contrato — entre artista e seu público.
O potencial da tecnologia não é chamado de revolucionário por acaso: em um leilão recente, uma colagem digital vendida como NFT alcançou o valor de 69 milhões de dólares. O lançamento dos tokens da Beneath the Waves pretende ser o primeiro de muitos outros, que possam utilizar a lógica de tal tecnologia para reverter investimentos em prol da natureza e outras causas fundamentais. Além das tags, a ONG também oferece a “DISCOvery Shark”, que permite que um colecionador viaje ao Caribe com o time da Beneath the Waves para ver a pesquisa com tubarões de perto — essa peça única já foi vendida por 23 mil dólares.

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish