Cultura

‘Quissama’: a ilustre saga de livros sobre o Brasil Imperial

Escritas por Maicon Tenfen, as obras foram inspiradas nos manuscritos de Daniel Woodruff, o ex‑agente da Scotland Yard

A saga de livros do renomado escritor Maicon Tenfen, “Quissama: O império dos capoeiras vol.1” e “Quissama: Território inimigo vol.2” apresentam uma arrebatadora história sobre o Brasil Imperial.
No primeiro volume, o autor conta a história de Daniel Woodruff, que após chegar à cidade de Assunção passa a investigar o sumiço de Bernardina, uma escrava foragida. Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), o livro acompanha a saga do ex‑agente da Scotland Yard e de Vitorino Quissama, filho da escrava.
“A história de como os manuscritos de Daniel Woodruff chegaram às minhas mãos merecia um livro à parte. Para não me alongar além do necessário, direi apenas que devo essa sorte à generosidade de Mônica Pontes, uma amiga de infância que atualmente trabalha no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro”, disse Maicon Tenfen na introdução do primeiro volume.
Ambientada nos últimos meses da guerra que influenciou a política da América do Sul, “O império dos capoeiras” apresenta fatos e personagens históricos, como os campos de batalha do Paraguai, o imperador Dom Pedro II e, claro, a política brasileira do século 19.
Já no segundo volume da série de livros, os leitores irão se deparar com os rumos das investigações e com teorias conspiratórias que, mais tarde, mudariam os rumos da História brasileira.
“(…) Iniciei uma minuciosa investigação em diversos arquivos históricos com o fim de verificar se as informações inscritas nas memórias coincidem com o que a nossa historiografia sabe sobre o século 19, mais precisamente sobre os últimos anos da escravidão negra”, escreveu o autor na introdução do segundo volume.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish