Frida Kahlo: livro reúne pela 1ª vez obras completas da artista com pinturas raras e inéditas
O livro sai em tamanho grande para a devida apreciação das pinturas
A pintora mexicana Frida Kahlo é provavelmente a mais reconhecida artista mulher de todos os tempos, e ainda que boa parte de seus quadros sejam instantaneamente reconhecíveis e reproduzidos em posts, pôsteres, camisetas e outros produtos pelo mundo, em uma obra tão prolífica naturalmente alguns de seus trabalhos são menos conhecidos. Dentre essa fatia obscura dos quadros de Frida, há pinturas e desenhos que passaram décadas simplesmente perdidas, e que hoje são praticamente desconhecidas do público – por isso a tarefa do novo livro com suas obras completas é tão importante.
Publicado pela editora Taschen, o livro Frida Kahlo: The Complete Paintings, realiza pela primeira vez o que o título promete, reunindo quase todo o corpo de pinturas realizado pela artista ao longo de seus 47 anos de vida. São 624 páginas em tamanho grande com 152 pinturas comentadas, acompanhadas por centenas de fotografias, além de desenhos, páginas de seus diários, cartas e ainda uma biografia ilustrada. As dimensões do livro permitem, segundo a editora, que o leitor admire o trabalho de Frida pela primeira vez em proporções justas ao talento da artista.
Para além da completude da seleção, um dos destaques mais importantes da publicação são as obras raras e pouco vistas pelo grande público e até mesmo pela crítica — entre obras de coleções particulares ou simplesmente perdidas, algumas das pinturas presentes no livro não são vistas há 80 anos. O historiador mexicano Luis-Martin Lozano junto de Andrea Kettenmann e Maria Vázquez Ramos assinam as notas que comentam todas as pinturas dispostas na publicação — algumas peças jamais foram publicadas ou comentadas pela crítica.
O livro também tem como compromisso corrigir alguns erros historicamente reproduzidos, sobre a biografia da pintora e até mesmo sobre dados de algumas obras, como títulos, datas ou mesmo a história de determinada pintura ou passagens da vida da artista. Ao retornar para o início da carreira, a seleção também revela a vasta pesquisa e as experimentações a que Frida se lançou em busca de seu estilo e caminho, bem como o comprometimento político da artista e sua dedicação às causas populares e ao engajamento comunista que tanto marcam seu pensamento e trabalho.
Seu interesse pelos mais variados momentos e movimentos artísticos, assim como a influência da cultura e da história mexicana se fazem presentes como influências determinantes sobre um dos mais importantes e influentes trabalhos artísticos do século XX e em todos os tempos. Frida Kahlo: The Complete Paintings está em pré-venda na internet pela Taschen a 180 dólares na Amazon — preço equivalente a cerca de 911 reais.
Fonte: Hypeness