Centro de Treinamento Charles Vitório
A palavra Judô pode ser descrita como “o caminho suave”. De origem japonesa, o esporte só se tornou olímpico em 1964. Como esporte de defesa pessoal, o judô tem como objetivos melhorar a coordenação motora, a concentração e a autoconfiança, além de fortalecer o físico, o espírito e a mente.
O diretor de Segurança Penitenciária Charles Vitório, que criou e dá aula em um centro de treinamento que leva seu nome, em Bairro de Fátima, menciona que uma das importâncias desse esporte é a disciplina. “Alguns alunos chegam agressivos e com uma certa rebeldia, mas com o passar do tempo, o judô vai introduzindo o respeito, um dos princípios básicos do esporte, e isso ajuda esse aluno na sua formação moral. Fazer parte dessa construção é gratificante para nós”, exalta Charles.
Para a empresária e praticante do judô, Gabriela Messner, o esporte desestressa e ajuda no condicionamento físico. “Gosto muito, sou uma aluna assídua e só falto quando não posso mesmo. Tenho dois filhos e uma empresa para tocar com o marido, e o judô ajuda a equilibrar e amenizar o estresse do dia. É um esporte que ajuda a manter o equilíbrio do corpo, do espírito e da mente”, garante Gabriela.
Catielly Elza Marcelina, mãe da aluna Caillany, é moradora do bairro Hélio Ferraz e disse que praticou judô quando tinha a idade da filha, 11 anos, e, sabendo dos benefícios, matriculou a filha e acompanha o progresso da menina de perto. “O judô é disciplina e muito educativo, observei diferença no comportamento dela logo que começou, ela ficou mais sociável, passou a interagir mais com os colegas e isso está sendo muito bom”, afirma a mãe coruja.
Suenida Vitória, 58 anos, professor de história da rede pública estadual e morador de Alto Laje, Cariacica, disse ter se matriculado na academia Charles Vitório por indicação e que está muito contente. “Todo esporte é transmissor de valores e exige regras e a probabilidade da pessoa que pratica esporte não cumprir as regras sociais é mínima. Nós, professores, que somos transmissores de valores, não podemos ficar somente no discurso, temos também que dar o exemplo”, pontua.
Entre os princípios básicos do judô estão: ser educado com todos; ter coragem; ser íntegro em suas atitudes; honrar seus compromissos; ser humilde, partindo do princípio de camaradagem; conviver de forma respeitosa com os colegas; comandar suas emoções e manter bom relacionamento com todos através da amizade.