Arqueólogos encontram cidade pré-inca no Peru
Uma equipe de arqueólogos desenterrou no norte do Peru esqueletos de 29 pessoas, incluindo três crianças. O achado pode ajudar os especialistas a reescrever a história da civilização pré-inca Wari. A cultura wari era uma civilização andina que floresceu no centro dos Andes aproximadamente desde o século VII d.C. até o século XIII d.C.
Segundo informou Edgar Bracamonte, o pesquisador principal citado pela agência AFP, os corpos enterrados há mais de mil anos foram encontrados na região costeira de Lambayeque, cerca de 750 quilômetros ao norte de Lima. “Encontramos um templo cerimonial com 29 fragmentos humanos, 25 pertencentes à era mochica e quatro à cultura wari”, disse Bracamonte.
A cultura moche, ou civilização mochica, se desenvolveu na costa norte do Peru entre 100 a.C. e 800 d.C.
“Estas descobertas nos permitem repensar a história da região de Lambayeque, especialmente os laços com as civilizações wari e mochica na área”, explicou especialista.
Os restos de 25 corpos da cultura mochica foram encontrados em túmulos de argila e câmeras funerárias em um templo. Foram achados também peças de cerâmica e restos de lhamas, alpacas e porquinhos-da-índia.
De acordo com o cientista, o enterramento de três crianças e um adolescente na frente do templo sugerem que eram sacrifícios humanos da cultura wari. Bracamonte indicou ainda que é a primeira vez que ocorre uma descoberta associada a esta civilização tão longe de sua zona de influência.
Fonte: Sputnik News Brasil