Bem-estar Educação

Escolas florestais ganham popularidade no Reino Unido

Convivência entre os alunos em meio à natureza pode contribuir para o desenvolvimento e trazer mais saúde e bem-estar

Uma pesquisa da Forest School Association (FSA), que engloba 200 escolas do Reino Unido, mostrou que dois terços destes colégios notaram um aumento na demanda por vagas nas “escolas florestais” desde o início da pandemia, em 2020. Esse aumento de popularidade vem sendo atribuído às medidas de segurança contra a covid-19 e à crescente conscientização sobre a saúde mental e os benefícios de estar ao ar livre para nosso bem-estar geral.
“Ter filhos em casa durante os períodos de bloqueio foi bastante exigente para muitos pais e filhos. [Os pais] podem ter pensado em formas alternativas de educar seus filhos e podem ter tido a oportunidade de levar seus filhos mais ao ar livre durante esse período, passar um tempo com eles ao ar livre e apreciar essa experiência”, afirmou ao Optmist Daily o executivo chefe da FSA, Gareth Wyn Davies.
Mas, afinal, como funcionam na prática essas escolas? De acordo com a associação do setor, a experiência de uma “escola florestal” não pretende substituir completamente a aprendizagem tradicional, mas, sim, complementá-la. Normalmente, as atividades oferecidas aos alunos, como brincadeiras na lama, construção de tocas e jogos de esconde-esconde, ocorrem em florestas ou em outros ambientes naturais que são vistos como menos sujeitos ao covid do que a sala de aula típica, geralmente em ambientes fechados. Além disso, permitir às crianças socializar ao ar livre pode ajudá-las a melhorar suas habilidades sociais com brincadeiras cara a cara.

“As escolas querem oferecer “escolas florestais” para todas as crianças, mas a falta de dinheiro, tempo e as pressões do currículo tradicional impedem que isso aconteça. Elas tendem a oferecer blocos menores dessa experiência ao ar livre para todas as crianças, o que é ótimo. Mas uma escola florestal é algo de muito mais longo prazo”, explica Wyn Davies.

Fonte: Um Só Planeta

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish