Mobilidade

Sistema de transporte de Fortaleza é considerado exemplo internacional pela ONU

Ponto para o Brasil! Em relatório da ONU sobre a urgência de cidades da América Latina e Caribe se adequarem a princípios de sustentabilidade para combater as mudanças climáticas, a capital do Ceará, Fortaleza, foi citada como referência em um dos quatro eixos de transformação apontados como fundamentais pela Organização das Nações Unidas: a mobilidade urbana.
Quinta cidade mais populosa do Brasil, Fortaleza apresentava altíssimos níveis de poluição do ar, gerados, sobretudo, pela emissão de veículos, o que levou o município a, em 2014, começar a investir em medidas que incentivassem o uso do transporte público local.
Entre outras ações, a cidade ampliou seu sistema de BRT em mais de 32 vezes e implementou mudanças nas regras de uso do Bilhete Único para garantir que a população tivesse mais condições de usar os transportes públicos disponíveis na cidade de forma integrada. Desde então, os passageiros podem viajar por duas horas em todos os modais disponíveis, sem precisar pagar por outra passagem — incluindo as bicicletas compartilhadas, que passaram a ser disponibilizadas para a população em estações de ônibus.
A extensão das ciclovias também foi quadruplicada, enquanto as áreas de tráfego veicular foram reduzidas e tiveram seus limites de velocidade diminuídos para garantir a segurança de pedestres e ciclistas. E não só: com o apoio da iniciativa privada, a cidade também investiu em sistemas de compartilhamento de carros e scooters elétricos.
Segundo o documento da ONU, Fortaleza soube “identificar suas capacidades locais, definir boas práticas e fazer alianças com governos, setor privado e organizações internacionais para implementá-las, garantindo não só a transformação para uma mobilidade mais sustentável, como também a replicabilidade das medidas implementadas, em sua maioria colaborativas e de baixo custo, tornando-se referência para outras cidades da América Latina e Caribe.”

Fonte: The Greenest Post

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish