Pets

Quando e por que castrar o gato?

Adotar um gato, especialmente pela primeira vez, é uma experiência fantástica, para a qual os futuros donos se preparam com entusiasmo. Ao lado de jogos, lixo e comida para comprar, deve-se estar atento aos cuidados que o animal necessita e além destes de uma operação que é indispensável por vários motivos: esterilização para fêmeas, castração para machos.
Mas existe um momento melhor do que outros para operar seu gato? Quanto custa a esterilização? Abaixo você encontra todas as informações a respeito.

1. Por que você deve castrar seu gato
Seja fêmea ou macho, o gato deve ser sempre operado, pois esta operação, que muitos donos temem, permite que o animal viva melhor e por mais tempo.
Isto é especialmente verdadeiro para gatos que, se castrados no primeiro ano de idade, reduzem seriamente o risco de contrair doenças infecciosas, bem como câncer de órgãos . Destes, o mais comum entre as gatas é o câncer de mama, que acomete as fêmeas em mais de 95% das vezes. A esterilização também previne as complicações da gravidez, mas também atitudes inusitadas como o uivo contínuo.
Nos machos, a castração permite que certos comportamentos que surgem com a maturidade sexual do gato sejam mantidos sob controle. São, por exemplo, marcar as paredes, o ambiente em que vive e, portanto, seu território, fugir de sua casa para acasalar ou competir com outros gatos. Para os machos, a castração também reduz o risco de câncer testicular ou outros problemas de próstata que o animal pode desenvolver durante sua vida.
A castração é uma ferramenta igualmente importante, se não mais, para gatos que vivem livres nas ruas. Esta operação permite pôr termo aos partos contínuos e manter sob controlo o número de gatos vadios presentes na zona . Os gatinhos das ninhadas nascidas na rua têm uma vida difícil feita de dificuldades e perigos. Enquanto alguns sortudos são atendidos em colônias de felinos, outros acabam em gatis, outros ainda sob as rodas de carros. Neste caso, esterilizar significa combater o fenómeno dos cães vadios, pelo qual o nosso país é particularmente afetado. De acordo com as estimativas da ASL em 2021 na Itália, mais de 3 milhões de gatos de rua teriam sido registrados.

2. Mitos sobre a castração de gatos
Muitos donos pensam que esterilizar ou castrar seu gato é um gesto antinatural, impedindo-o de gerar filhotes e privando-o de seu ser animal. Na realidade esse é um pensamento errado que ocorre quando os reais benefícios que a castração traz não são conhecidos ou avaliados.
Outro medo comum é que a castração faça com que seu gato ganhe peso, que mais tarde ficará continuamente com fome e em busca de comida. Aqui também é um falso mito, pois, mesmo que o apetite do gato aumente, ele não é capaz de administrar as quantidades para comer sozinho, porque o dono é responsável por isso. O erro será só seu, se você der ao seu animal de estimação mais comida do que ele realmente precisa.

3. Quando castrar o gato
Muitos especialistas concordam que há momentos melhores do que outros para operar um gato . Embora a decisão seja do proprietário, os veterinários recomendam castrar a gata:

Em torno de seis, no máximo oito meses, como acontece na maioria dos casos;
Após o primeiro cio do animal, ou seja, entre oito e 12 meses.

Depois de verificar a saúde do seu gato, você pode marcar uma consulta com seu veterinário a qualquer momento dentro do período recomendado. Estas são as principais recomendações, mas claramente a operação pode ser realizada mesmo em idade mais avançada.

4. Quanto custa esterilizar o gato
No entanto, sendo uma operação real, a esterilização tem custos elevados, pelo menos em veterinários particulares. A operação nas fêmeas é mais complexa e custa mais do que em gatos machos. O valor vai depender muito da região em que você mora e do veterinário. Mas preste atenção: alguns preços são extremamente baixo comparados com outros, o que significa que a anestesia só deixará seu animal imóvel, mas ele continuará sentindo dor. Consulte sempre um veterinário de confiança.

Como fazer antes e depois da esterilização
Uma vez marcada a hora da esterilização, o gato não terá que comer nem beber nas 12 horas que antecedem a operação . Isso é o que os veterinários sugerem aos donos e é fundamental evitar que o gato tenha complicações quando estiver sob a faca.

  • Portanto, retire todas as tigelas da casa e verifique o banheiro e a cozinha onde o gato pode ter acesso à água. É importante nesta fase ficar perto do gato para poder monitorá-lo.
  • Traga com você, quando for ao veterinário para operá-lo, alguns tapetes higiênicos e um cobertor para embrulhar seu filho assim que acordar da anestesia. O animal sente frio neste momento específico e também pode não conter as necessidades, então não entre em pânico.

Uma vez de volta para casa:

  • Crie um espaço inteiramente dedicado ao seu gato, longe de outros animais e fontes de stress.
  • Equipado com uma coleira elizabetana para evitar que o gato puxe pontos ou lamba excessivamente.
  • Verifique as feridas e como elas cicatrizam nos próximos dias e entre em contato com seu veterinário se notar algo incomum.
  • Não lave seu gato por 10 dias após a operação. Pode ser perigoso, bem como supérfluo, os gatos são de fato animais muito limpos. No máximo você pode usar lenços de limpeza para animais de estimação.

Basicamente, a esterilização é um ato de amor tanto para prevenir doenças em seu gato quanto para evitar novos nascimentos descontrolados.

Fonte: GreenMe

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish