Educação Tecnologia & Inovação

Estudante cria drone baseado em “helicóptero” desenhado por da Vinci

O modelo de hélice em formato de parafuso criado por Leonardo da Vinci conseguiu levantar um drone de pequeno porte, ao ser adaptado com materiais modernos pelo aluno de engenharia

Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais importantes do Renascimento, mas também foi um dos polímatas mais famosos da história. Além de pintor, ele desbravou áreas como ciência, engenharia, anatomia, matemática e muitas outras. E foi inspirado em uma das “engenhocas” de da Vinci que um estudante da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, criou um drone com hélices em um formato inusitado.
A ideia surgiu em 2019, quando um grupo de estudantes de engenharia desenhou um protótipo 3D do Crimson Spin, um drone cujas quatro hélices têm o formato de parafuso, igual ao desenho do helicóptero de Leonardo da Vinci. Mais tarde, Austin Prete, um dos membros do time, decidiu implementar o projeto em um drone real como o trabalho final do seu mestrado.
“Eu fiquei absolutamente surpreso que funcionou”, revelou Prete em entrevista ao site CNET. Segundo o engenheiro, quando as hélices são acionadas, elas criam um pequeno redemoinho que empurra o ar para baixo e impulsiona o drone para cima, fazendo-o levantar voo de forma vertical.

Desenho original do helicóptero de Leonardo da Vinci (Foto: Wikimedia Commons)

Feitas com plástico em formato de parafuso, as hélices funcionam com bateria ou pilhas, para manter uma velocidade constante — assim como a maioria das hélices — e precisou de pequenos ajustes para que o drone pudesse ser direcionado de um lado para o outro. Um dos pontos positivos do formato das hélices foi a criação de menos downwash — o impacto da mudança de direção do ar causada pela aerodinâmica — mostrando ser mais discreto e levantando menos poeira do que veículos com hélices tradicionais.
Para Austin, o projeto inspirado em um desenho do século 15 não deve ser comercializado tão cedo. Até o momento, o Crimpson Spin conseguiu realizar alguns voos de curta duração. Mas o engenheiro acredita que o design seja bem promissor e pode até transportar passageiros, à medida que mais pesquisas sobre as hélices parafuso forem feitas, explicou ao portal de tecnologia Gizmodo. “Pode ser que o modelo também possa ser usado em funcionalidades similares, como um rotor de ventilador”, ele acrescentou.

Fonte: Revista Galileu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish