Mobilidade

Detroit terá trecho de estrada com carregamento de EV para alimentar veículos elétricos sem fio

A startup israelense Electreon anunciou recentemente uma parceria com o Departamento de Transporte do estado de Michigan, nos EUA, para a instalação da primeira estrada a oferecer um sistema de carregamento de veículos elétricos por indução no país. O projeto-piloto inicial funcionará em um trecho próximo à cidade de Detroit com 1,6 quilômetro para a fase de testes, utilizando bobinas de cobre conectadas à rede elétrica e instaladas sob a estrada para fazer funcionar a tecnologia que, em resumo, será capaz de carregar automaticamente e sem fios os veículos que passarem pelo trecho com os receptores corretamente instalados.

“Vamos liderar o futuro do transporte e da eletrificação, aumentando a produção de veículos elétricos e reduzindo os preços ao consumidor, e o sistema de carregamento em estradas sem fio será a próxima peça do quebra-cabeça ambiental”, afirmou Gretchen Whitmer, governadora do estado, sobre a iniciativa, encomendada pela administração, que investirá 1,9 milhão de dólares no projeto.

A Electron venceu uma competição pública em 2021, para fornecer desenvolvimento, teste e implementação da tecnologia, e terá a chance preferencial de estabelecimento de contrato com o estado, caso o projeto se confirme como um sucesso e seja ampliado para cobrir distâncias maiores na região.

O sistema será capaz de carregar qualquer tipo de veículo elétrico devidamente equipado, incluindo ônibus e caminhões e, além do trabalho da Electreon, será oferecido através do apoio da gigante do automobilismo Ford Motor Company, em parceria com as empresas Next Energy, DTE, Jacobs Engineering Group e a cidade de Detroit. A ideia é trazer solução eficaz e otimizada para oferecer maior autonomia aos veículos elétricos e resolver a questão do acesso e da demora no carregamento dos carros. A startup israelense já realizou projetos-piloto semelhantes na Alemanha, Itália, Suécia e em Israel.

O prazo anunciado para o trecho-teste estar em pleno funcionamento é de até 2023, colocando assim o estado de Michigan à frente na corrida para se tornar o primeiro a oferecer o sistema de carregamento sem fio em suas estradas — o estado de Indiana também anunciou projeto semelhante, mas ainda em processo de seleção e teste. A escolha de Detroit não poderia ser mais apropriada para apontar um futuro mais sustentável ao estado e ao país, já que a cidade é famosa por funcionar como capital da indústria automobilística do país, abrigando a sede de fabricantes como a General Motors e a Ford.

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish