Primeiro trem movido a hidrogênio estreia em fase de teste no Japão

Veículo custou quatro bilhões de ienes (cerca de R$ 178 milhões) para ser desenvolvido e pode viajar até 140 quilômetros a uma velocidade máxima de 100 km/h com uma única carga de hidrogênio

A maior empresa ferroviária do Japão começará a testar o primeiro trem movido a hidrogênio do país no próximo mês, em um passo em direção à meta do país de se tornar neutro em carbono até 2050, informa a NHK (Japan Broadcasting Corporation).
O trem “Hybari” custou cerca de quatro bilhões de ienes (aproximadamente R$ 178 milhões) para ser desenvolvido e pode viajar até 140 quilômetros a uma velocidade máxima de 100 km/h com uma única carga completa de hidrogênio.
A East Japan Railway Co., que desenvolveu o trem em parceria com a Toyota Motor Corporation e a Hitachi, planeja usá-los para substituir sua frota de diesel e buscar mercados de exportação. Os serviços comerciais devem começar em 2030.

O Japão fez do hidrogênio uma fonte chave de energia limpa para atingir o zero líquido. O governo disse que pretende aumentar o uso de hidrogênio para 20 milhões de toneladas até 2050, enquanto empresas de energia estão tentando construir cadeias de fornecimento de hidrogênio para reduzir seu preço.
A Europa tem sido pioneira em trens a hidrogênio, com a Alemanha lançando o primeiro trem do mundo construído pela Alstom SA em 2018. A Siemens AG e a Deutsche Bahn AG estão desenvolvendo novos trens regionais e estações de abastecimento especiais e devem iniciar os testes em 2024.

Fonte: Um Só Planeta