Deputados votam contra a obrigatoriedade da transparência ambiental
Texto: Eraylton Moreschi
O que leva um bloco de deputados a apoiar medidas que impeçam a transparência das ações de um governo? Apenas refrescando a mente dos edis, que deram voto favorável ao Veto Total ao Autógrafo de Lei nº 318/2021, de autoria do deputado Sérgio Majeski, que “torna obrigatória a divulgação de dados ambientais no Portal da Transparência pelo governo do Estado do Espírito Santo”.
Legislar, fiscalizar e propor políticas são as três funções básicas de um parlamentar. Vejam que eu disse fiscalizar que, no sentido amplo da palavra, significa também, tornar público todas as ações do Executivo. Infelizmente, a única coisa que nos resta é lamentar a ação desses aventureiros políticos e trabalhar bastante pela renovação de uma legislatura moderna e mais comprometida com as causas de interesses do cidadão capixaba. Como dizia Belchior: “Quem nasce Zé não morre Jhony, não”.
O município da Serra, apesar de ter três representantes na Assembleia Legislativa, por décadas está órfão. O eleitor serrano precisa rever sua percepção política, pois a renovação é fundamental em todas as áreas da sociedade e, na política, ela é essencial. Nesses últimos mandatos, a Serra vem amargando o dissabor da insignificância política. É só olhar os representantes na Assembleia Legislativa (Ales), três marionetes do governador que, consequentemente, jogam o maior município — em população e em economia — à margem do cenário político do Estado.
Deputados que votaram favoráveis ao Veto: Bruno Lamas, Xambinho, Quintino, Dary Pagung, Dr. Hércules, Freitas, Rafael Favatto, Janete de Sá, Luciano Machado, Luiz Durão, Marcos Garcia, Marcos Madureira, Emílio Mameri, Raquel Lessa, Marcos Mansur.
Como presidente da ONG Juntos SOS ES, eu, Eraylton Moreschi, acho que o mais deplorável é o deputado, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rafael Favatto, que era a FAVOR DA TRANSPARÊNCIA, ter mudado seu voto e o vice-presidente, Bruno Lamas, votarem contra a “obrigatoriedade da divulgação de dados ambientais no Portal da Transferência pelo governo do Estado do Espírito Santo”.
Em nome da população capixaba, o Fatos & Notícias e a ONG Juntos SOS ES, parabenizam os deputados Assumção, Danilo Bahiense, Fabrício Gandini, Iriny Lopes, Sérgio Majeski, Theodorico Ferraço, Torino Marques e Adilson Espíndula, pelo bom exemplo de cidadania e comprometimento com as causas ambientais.
Por isso deixo aqui a minha indignação e um questionamento ao governador Renato Casagrande. Governador da informação zero, onde será a comemoração?