Conceito Alpine traz um supercarro movido a hidrogênio para um futuro não muito distante
Alunos italianos do programa de Mestrado em Design de Transporte do Istituto Europeo di Design (IED) de Turim trabalharam com a Alpine para criar o conceito de supercarro A4810 movido a hidrogênio. O objetivo do projeto foi criar uma máquina para o ano de 2035 dotado de tecnologias de última geração.
Tudo isso mantendo o projeto fiel ao DNA da fabricante francesa de carros esportivos. Embora tenhamos a informação de se tratar de uma máquina movida a hidrogênio, não há detalhes sobre o trem de força, com o foco sendo dado quase que exclusivamente para o design do conceito.
O A4810 é uma máquina rebaixada com muitas curvas orgânicas ao longo de seu corpo. Os faróis são incorporados na ponta do nariz, mas são invisíveis quando não iluminados. Os para-lamas se elevam quase na altura do compartimento de passageiros, localizado ao centro do veículo.
A parte traseira do A4810 surge de uma descida rápida do teto da cabine, tendo sua área central em um desenho agudo, se destacando e ficando em sintonia com as extremidades do visual de trás do conceito. As lanternas nessa área surgem em um delineado vertical em cada uma das três pontas (laterais e do centro) e há ainda saídas de escape duplas bem próximas centralizadas.
Por dentro do conceito Alpine
Os 28 alunos da IDE também trabalharam na parte interna do supercarro a hidrogênio da Alpine. O volante do conceito se projeta longe do painel, enquanto visores digitais em cada lado do volante mostram o que está acontecendo atrás do veículo. Acentos em tom cinza com detalhes em vermelho decoram a cabine, com os bancos desportivos quase metamorfoseando cadeiras gamer.
O detalhe no nome “4810” leva para o conceito uma referência à altura da montanha Mont Blanc, que faz parte dos Alpes. As medidas do supercarro são de 5.091 milímetros de comprimento, 2.010 milímetros de largura e 1.055 milímetros de altura. Há ainda uma generosa distância entre eixos de 2.717mm.
Infelizmente, há poucas chances de vermos o conceito a hidrogênio da Alpine nas concessionárias pelo mundo. Isso porque a equipe de design e desenvolvimento queria que o A4810 fosse um trabalho completamente experimental.
Fonte: Olhar Digital