Meio ambiente

Chimpanzés de floresta tropical cavam poços após aprender com colega “imigrante”

Comportamento já havia sido registrado na savana. Aparentemente, os macacos dos ambientes tropicais estão buscando água filtrada ao recorrer aos poços, dizem cientistas

Uma nova descoberta científica sobre os chimpanzés ilustra como a mudança climática pode impactar a vida no planeta como um todo. Pela primeira vez, um grupo de macacos localizado em uma floresta tropical foi visto cavando poços d’água,  algo até então registrado apenas em alguns poucos bandos de chimpanzés que vivem na savana africana, que é mais seca.
Ainda mais intrigante do que o novo aprendizado dos chimpanzés foi a conclusão dos pesquisadores de que, nas florestas tropicais, os animais estão provavelmente recorrendo a poços para obter água filtrada, uma vez que muitas vezes os chimpanzés cavam perto da água.

O caso dos cavadores de poços foi acompanhado desde 2015, em um grupo de chimpanzés de Waibira, uma comunidade de Uganda. O estudo conjunto das universidades de Kent e St. Andrews, no Reino Unido, foi publicado em junho deste ano na revista científica Primates.
Tudo começou quando o grupo recebeu a visita de uma imigrante — uma fêmea recém-chegada — que já tinha o hábito de cavar poços. A descoberta causou comportamentos curiosos no bando: os grandes machos observaram e esperaram calmamente que Onyofi, como foi chamada a chimpanzé, cavar e beber água fresca, para só depois “entrarem na fila” e também tomarem seus goles. Uma paciência improvável para machos dominantes, destacam os pesquisadores.
Após a demonstração de Onyofi, as outras fêmeas do bando passaram a observar e aprender a cavar seus próprios poços.

“O que vimos em Waibira é um pouco diferente. Primeiro, eles vivem em uma floresta tropical, então a conclusão esperada é de que conseguir água não deve ser um desafio — mas parece que os poucos meses da estação seca foram suficientes para causar alguns problemas para eles [os chimpanzés]”, afirma a pesquisadora Hella Peter, uma das autoras do estudo.

A popularidade da habilidade de Onyofi destaca a importância da água como recurso, mesmo em comunidades da floresta tropical. Também mostra as adaptações comportamentais do chimpanzé às mudanças climáticas, colocam os cientistas. Se a chuva for limitada, os macacos podem cavar à medida que seus habitats mudam.
Segundo as observações, os macacos fazem esponjas com folhas mascadas ou musgo, e usam-nas para beber água, e também para limpar as mãos após cavarem os poços. Uma das dúvidas dos pesquisadores é observar se esta técnica continuará reservada às fêmeas, como comenta a professora Catherine Hobaiter, outra autora do estudo.

“Estamos curiosos para ver o que acontece quando alguns dos jovens machos que podem cavar envelhecerem — talvez eles sejam professores para os machos grandes e parem de depender de outros para cavar poços para eles”.

Fonte: Um Só Planeta

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish