Paleo & Arqueologia

Templo de pedra de oito mil anos é achado em antiga ‘cidade de Guerra’ na Arábia Saudita

Foram identificados restos do santuário e um altar onde teriam sido realizados rituais no passado da região

Arqueólogos desenterraram os restos de um templo de pedra que remonta há oito mil anos nas proximidades do Monte Tuwaiq, situado a leste da antiga cidade de Al-Faw, na Arábia Saudita.
A descoberta foi anunciada pela Comissão do Patrimônio do país por meio de um comunicado divulgado à imprensa no último dia 26 de julho, relatando a experiência da equipe internacional.

Em meio às escavações, foram descobertos os restos do santuário, parte de um altar, mais de 2,8 mil sepulturas datando de diferentes períodos históricos e inúmeras inscrições devocionais.
Segundo destacou a revista Galileu, o local teria sido usado pelos moradores da cidade para a realização de rituais e cerimônias. Uma das inscrições foi escrita por uma pessoa chamada Wahb Allat, da família de Malha e estava endereçada ao deus Kahal, divindade de Al-Faw, referida como “cidade de Guerra” no texto.

Considerações dos arqueólogos
Após a descoberta, os pesquisadores sugeriram que o texto pode indicar como havia uma relação entre a cidade e Al-Jarha, outra região próxima também voltada ao comércio. Uma segunda hipótese é de que havia tolerância religiosa entre as populações.

Durante o projeto, que envolveu fotografia aérea de alta qualidade, drones, levantamento topográfico, sensoriamento remoto e radar de penetração no solo, também foi possível identificar um sistema de irrigação complexo que incluía canais, cisternas e centenas de poços.
Ainda foram encontradas inscrições esculpidas na face do Monte Tuwaiq, onde os especialistas notaram a presença de artes rupestres que contavam a história de um homem chamado Madhekar Bin Muneim, assim como cenas de batalha, caça e viagens.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish