Educação

Com apoio do Ministério da Educação, ITA desenvolve projetos estratégicos para o País

Só este ano, o Ministério repassou R$ 14 milhões para realização de melhorias no Instituto

Uma Comitiva do Ministério da Educação esteve presente nas dependências do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, para conhecer o trabalho desenvolvido no local, que conta com apoio financeiro do Ministério.
O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (Comaer). Especializado nas áreas de ciência e tecnologia do setor aeroespacial, o instituto é referência mundial e oferece cursos de graduação em engenharia, pós-graduação em nível de mestrado, mestrado profissional e doutorado, além de especializações e programas de extensão.

O Ministério da Educação apoiou a expansão do ITA e ampliação das estruturas físicas para o aumento do número de matrículas. De 2018 para cá, o MEC repassou mais de R$63.8 milhões para construção do alojamento H8, destinado a moradia dos alunos, e para investimentos em melhorias na infraestrutura do Instituto. Além disso, o ITA também possui parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece 197 bolsas de mestrado e doutorado a estudantes brasileiros.

Durante a visita, a comitiva conheceu o alojamento H8, salas de aula e laboratórios. Também projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com empresas privadas e com o próprio Governo para atender projetos estratégicos, como o drone que pinta plataformas. A equipe visitou, ainda, o Centro Espacial ITA (CEI) onde conheceram como funciona o desenvolvimento de satélites brasileiros e conversaram com vários bolsistas da Capes que ajudam nos projetos desenvolvidos no Centro.

Participaram da visita, o Ministro da Educação, Victor Godoy e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, os ministros foram recebidos pelo Comandante do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Fonte: MEC

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish