Política

Marxismo, história, desenho de um plano de conquista global — Parte 2

Por Michel Brugnoli

O Manifesto Comunista. Em novembro de 1847, no Segundo Congresso da Liga dos Justos, realizado em Londres, Marx e Engels recebem a tarefa de redigir um manifesto. Em Bruxelas, com base no trabalho de Engels (Os Princípios do Comunismo), Marx escreve o “Manifesto Comunista”, que remete para Londres em janeiro de 1848. No “Manifesto Comunista”, Marx faz uma violenta crítica ao capitalismo e expõe a história do movimento operário. Faz objeções a alguns setores do socialismo, reunindo suas principais ideias com a luta de classe e o materialismo histórico e termina com um apelo para a união dos operários do mundo inteiro.

Pouco tempo depois, Marx e sua mulher são presos e expulsos da Bélgica. Seguem para Paris e, em seguida, junto com Engels, rumam para Colônia, onde são expulsos também e resolvem se instalar em Londres. Apesar de atravessar uma grave crise financeira, em 1864, Marx voltou à atividade política e fundou a “Associação Internacional dos Trabalhadores”, que ficou conhecida como “Primeira Internacional” que, após divergências internas, foi dissolvida em 1876.

O Capital
Em 1867, com a ajuda de Engels, Marx publicou o primeiro volume de “O Capital”, que se tornaria sua principal obra. Em “O Capital”, Marx faz uma análise crítica ao capitalismo. Sintetiza o modo de funcionamento da economia capitalista, mostrando que ela está baseada na exploração do trabalhador assalariado, que produz um excedente que acaba ficando para o capitalista.
Segundo as teorias desenvolvidas por Marx, o excedente deveria voltar para o trabalhador na forma de salário, numa porcentagem do valor equivalente ao que foi produzido, e a outra parte ficaria com o dono dos meios de produção. Essa seria, então, o que Marx chamou de “mais-valia”.

Doença e morte
Ainda sentido com a morte de três filhos: Guido, Francisco e Edgard, alguns anos antes. Em 1881, sua atividade política começa a sofrer sensível redução, com a morte de sua companheira e da filha Jenny. Em 1883 seu estado de saúde se agrava com sério problema na garganta que o impede de falar. Karl Marx faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 14 de março de 1883.

O Marxismo
O Marxismo é o conjunto das ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais que Marx e Engels elaboraram e que mais tarde foram desenvolvidas por seus seguidores. O Marxismo interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de um sistema produtivo.
O Marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos, e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.

Principais Obras de Karl Marx
• O Manifesto Comunista (1848) (Marx e Engels)
• Trabalho Assalariado e Capital (1849)
• O 18 Brumário de Luís Bonaparte (1852)
• Contribuição à Crítica da Economia Política (1859)
• O Capital (1867)
• Guerra Civil na França (1871)

Michel Brugnoli
Especialista em Marketing e Digital
Marketing Trainer para adultos

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish