Tecnologia & Inovação

Conceito de rotor promete revolucionar o desempenho e a eficiência das aeronaves

A Blainjett Aviation, uma startup que atua no ramo de tecnologias de propulsão, acaba de anunciar os resultados da primeira fase de testes do “hemirrotor”, seu novo conceito de rotor mais aerodinâmico.
Segundo a empresa, há potencial para fornecer desempenho e eficiência nunca vistos para uma gama considerável de aeronaves da categoria VTOL (“Vertical Take-Off and Landing“, ou Decolagem e Aterragem Vertical).

Os testes de sustentação em todas as fases de voo, ou seja, desde a subida, cruzeiro e descida, foram promissores. Para Cary Zachary, presidente da Blainjett, trata-se de um “perfil de voo mais eficiente” do que qualquer VTOL atual.

Basicamente, a ideia da companhia é posicionar parte das hélices de sustentação dentro da fuselagem, incorporando uma série de aberturas na parte superior para facilitar o controle da aeronave.
Zachary diz que esbarrou na ideia durante o desenvolvimento da Horizon Aeronautics, um dos projetos de moto flutuante da empresa.
Por enquanto, a Blainjett está testando a novidade em um drone subdimensionado, no entanto, o plano é que a mesma configuração seja aplicada no futuro em modelos maiores e eVTOLs.

Hemirrotor (Imagem: Blainjett/Divulgação)

Funciona assim: à medida que a aeronave transita do voo pairado para se locomover para frente, um conjunto de portas de ventilação superiores se fecham, diminuindo o arrasto e a perda de sustentação. No fim, o sistema atua quase como se fosse uma espécie de asa articulada.
Agora, o hemirrotor vai passar por uma segunda bateria de testes. A Blainjett diz que está buscando parceiros para ajudar a dimensionar e validar o projeto.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish